O pleito eleitoral em Caruaru não deve ser acirrado apenas pelo fato dos dois principais pré-candidatos serem ligados a nomes que devem travar uma dura batalha em 2026, mas pela sobrevivência política do atual prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e do grupo liderado pelo ex-deputado Zé Queiroz (PDT).
Rodrigo exerce seu segundo cargo eletivo e para alçar voos posteriores é imprescindível vencer em outubro. Já Queiroz soma cinco mandatos de deputado estadual e quatro passagens pelo Palácio Jaime Nejaim. Em caso de derrota ou até mesmo a vitória, dificilmente o pedetista seguirá para outra disputa, devido ao avançar da idade.
Entretanto, um possível retorno do secretário executivo do Ministério da Previdência, Wolney Queiroz (PDT), à Câmara Federal, também passa por esta eleição. Com o seu pai distante do controle da máquina pública municipal, tudo fica mais difícil. Essa será a disputa crucial para o futuro político de Pinheiro e dos Queiroz.
Mudança de planos – Depois de ter decidido apoiar o vereador Leonardo Chaves (PSDB) – que este ano pode lançar o seu filho para o Legislativo – o ex-vereador Alberes Lopes deve tentar um novo mandato na Câmara de Caruaru pelo PDT. O martelo sobre a pré-candidatura foi batido nesta segunda (8), após uma reunião com Zé Queiroz (PDT).
Puro-sangue – Na tentativa de conquistar o eleitor conservador de Santa Cruz do Capibaribe, única cidade em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu em Pernambuco, a pré-candidata pelo PL, Alessandra Vieira, escolheu o Presbítero Ezequias (PL) para ser seu vice. O anúncio foi feito ontem (8).
Campeão de emendas – O município de Orobó, localizado no Agreste Setentrional, já recebeu cerca de R$ 5,2 milhões em emendas PIX, transferidas pelo Governo de Pernambuco por meio de indicações dos deputados estaduais. A notícia foi revelada nesta segunda (8) pelo portal da Folha de Pernambuco.
Disciplinado – Considerado da “cozinha” da governadora Raquel Lyra (PSDB), o presidente da Adepe, André Teixeira Filho, é um dos quadros mais promissores do governo estadual. Discreto e de poucas palavras, ele possui o perfil ideal para as missões institucionais e políticas que a tucana tem delegado.
Proposta – A deputada Sâmia Bomfim (PSOL) apresentou um projeto na Câmara Federal que visa anistiar pessoas que estão presas por possuir até 40g de maconha. O texto leva em consideração a recente decisão do STF, que criou critério para diferenciar posse e tráfico. A matéria deve render bastante polêmica.