Coluna da terça: cumprindo missão

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
23 de julho de 2024 às 00h00min
Foto: Américo Rodrigo

Filiado a Rede Sustentabilidade, mas com o caminho pavimentado para um retorno ao PDT, o deputado Túlio Gadêlha recebeu do ministro Carlos Lupi a confiança de fortalecer a legenda em alguns municípios pernambucanos, com a montagem de novos diretórios e incentivo de candidaturas.

Durante coletiva com a imprensa, na manhã de ontem (22), Túlio afirmou que o PDT passou por um momento de “completa desestruturação” nos últimos anos, apontando que os atuais dirigentes não fizeram um trabalho de base para manter a sigla com representações significantes nos espaços políticos.

A verdade é que o partido se apequenou no estado e virou uma linha auxiliar do PSB. Com o imbróglio no Ceará, acabou ficando sem alternativas em Pernambuco e caiu no colo da governadora Raquel Lyra (PSDB), que mantém a sigla na órbita do Palácio do Campo das Princesas para 2026.

Há décadas Wolney e Zé Queiroz comandam o partido com mão de ferro e nunca estimularam um processo de renovação, para que novos quadros ingressem na legenda e disputem eleição. O resultado foi a dificuldade na montagem de chapa em 2022, culminando na perda dos mandados.

Bastante festejado – Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula celebrou ontem (22), ao lado de aliados, amigos e familiares, mais um ano de vida. Fizeram questão de ir abraçar o político a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), o pré-candidato a prefeito, Daniel Coelho (PSD), o presidente da Compesa, Alex Campos, entre outros nomes da cena local.

Novo ciclo – O aniversário de André de Paula também serviu como uma espécie de lançamento da pré-candidatura de Déa de Paula (PSD), filha do ministro, a vereadora do Recife. Com direto a discurso, a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) convocou os presentes para se engajarem na campanha, multiplicando os pedidos de voto.

Comparativo – Poucas horas após o fim da reunião que oficializou Victor Marques (PCdoB) como vice de João Campos (PSB), a deputada Dani Portela (PSOL), que também é pré-candidata no Recife, fez uma provocação nas redes sociais, fazendo um comparativo entre as duas chapas: ela e Alice Gabino (duas mulheres negras) e a dupla da Frente Popular (dois homens brancos).

Poucas palavras – Victor Marques (PCdoB) foi bastante econômico na conversa com a imprensa, logo após a reunião que sacramentou seu nome para vice de João Campos (PSB). Sob o olhar atento dos dirigentes nacionais do PT e PSB, o jovem foi bastante objetivo nas respostas, mas procurou valorizar o momento e a legenda em que está filiado.

Escorregão – Presente no hotel onde acontecia a reunião da Frente Popular para encontrar a deputada Iza Arruda (MDB), a vereadora de Toritama, Rossana Ferreira (PSDB), ficou em êxtase ao encontrar o prefeito João Campos (PSB) e chamou o socialista de “meu governador”. O momento foi registrado e logo compartilhado nas redes sociais. A governadora Raquel Lyra (PSDB) não deve ter gostado nada do que viu.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO