Muita gente ficou sem entender a indicação do empresário Celso Muniz (PCdoB) para a vice de Vinícius Castello (PT) em Olinda, considerando o viés político que cada um deles traz no currículo. A chapa anunciada ontem (25) tem gerado diversos questionamentos da esquerda, já que o escolhido é apontado como bolsonarista.
Recentemente, Muniz Filho vinha comungando publicamente com ideias defendidas pela extrema direita, a exemplo do negacionismo antivacina, a defesa do movimento pró-armas e críticas ao STF. Embora a união de quem pensa diferente seja importante para alcançar novos eleitores, o que vem sendo apontado é que o petista exagerou na dose.
Em 2020, Celso disputou a Prefeitura de Olinda pelo MDB e recebeu 11.694 votos. De olho nesse recall, Vinicius classificou a aliança como “união de diferenças”. Iniciar uma campanha eleitoral precisando dar explicações não é nada bom, principalmente para quem está na oposição e vai enfrentar adversários competitivos.
Mais vices – Durante posse da presidência do PSDB Mulher, Mariana Melo foi anunciada como a vice de Daniel Coelho (PSD), possibilidade que tinha sido antecipada pelo Blog Cenário desde a sua exoneração – ato publicado em primeira mão. Já no Jaboatão dos Guararapes, o prefeito Mano Medeiros escolheu Irmã Babate, vinculada a Igreja Assembleia de Deus.
Vice afunilando – Com o Republicanos garantindo a posição do Delegado Lessa para vereador, uma avenida foi aberta para que Douglas Cintra (PSB) seja confirmado como vice de Zé Queiroz (PDT). Embora o União Brasil em Caruaru trabalhe pelo nome de Raffiê Dellon, ele não conta com a simpatia da direção nacional, responsável por garantir o apoio ao pedetista.
Contando os dias – O deputado Fernando Rodolfo (PL), que é pré-candidato a prefeito em Caruaru, está na expectativa para o dia 8 de agosto, quando vai receber o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na cidade. Já a convenção que vai homologar seu nome para a disputa municipal será na próxima sexta (2). Os dois eventos servirão como teste de mobilização.
Colegiado – A deputada federal Missionária Michele Collins (PP) vai integrar a comissão especial que vai discutir a Proposta de Emenda à Constituição 45/23, que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga. Militante da pauta há quase 30 anos, a parlamentar que está substituindo Clarissa Tércio (PP) na Casa, já vai deixando sua marca.
Agenda presidencial – A governadora Raquel Lyra (PSDB) participa, nesta manhã, da cerimônia de divulgação dos resultados do Novo PAC Seleções para Mobilidade em Grandes e Médias Cidades; Drenagem para Prevenção de Desastres; e Centros Comunitários pela Vida (Convive), com o presidente Lula. O encontro está marcado para às 10h, no Palácio do Planalto.