Quarto maior colégio eleitoral de Pernambuco, Caruaru iniciou nesta segunda (29) a maratona de convenções partidárias majoritárias para as eleições deste ano. Armandinho, que terá como vice Karla Vieira, ambos do Solidariedade, foram os primeiros a homologar a chapa para a disputa ao governo municipal.
Já nesta terça (30), a Unidade Popular pelo Socialismo, legenda mais jovem do país, oficializa na Capital do Agreste os nomes da estudante Maria Santos e do presidente do Sintracon, José Henrique, como candidatos a prefeita e vice. Amanhã (31), será a vez de Michelle Santos e Rafael Guerra, ambos do PSOL a homologarem a candidatura. Já na sexta (2), será Fernando Rodolfo (PL), que ainda não comunicou quem será seu vice no pleito municipal.
O domingo (4) vem sendo considerado o dia mais aguardado, pelo fato de ser a convenção dos três pré-candidatos mais competitivos da cidade: Rodrigo Pinheiro (PSDB), Tonynho Rodrigues (MDB) e Zé Queiroz (PDT), contabilizando 7 opções para o eleitor caruaruense escolher no dia 6 de outubro. O trio faz suspense sobre o companheiro de chapa, elemento que vem sendo um diferencial este ano.
Empatados – Embora Rodrigo Pinheiro (PSDB) e Zé Queiroz (PDT) tenham garantido o mesmo número de partidos na base de apoio, o pedetista terá o maior tempo de rádio e TV na eleição, pelo fato das legendas que estão ao seu lado terem maior representação de cadeiras na Câmara Federal. Armandinho (SD) vem logo em seguida com mais legendas, contando com três ao seu lado.
Esperança – Enquanto alguns pré-candidatos estão rejeitando associar suas imagens a Bolsonaro e Lula, o deputado e pré-candidato a prefeito Fernando Rodolfo (PL) aguarda com bastante expectativa a visita do ex-presidente a Caruaru. O conservador acredita que esse será um grande ativo da sua campanha.
Largada – Na próxima sexta (2) será a vez do jovem advogado Ademir Alves (MDB) oficializar seu nome a prefeito de Bonito. O evento está marcado para acontecer nas dependências da AABB, a partir das 19h15. Além da sua legenda, o pré-candidato também garantiu apoio do novo e do União Brasil.
Crítica – A vice-presidente nacional do solidariedade, Marília Arraes, participou da convenção do seu partido em Caruaru e aproveitou para alfinetar a governadora Raquel Lyra (PSDB), que tem a cidade como seu berço político. Na coletiva, a ex-deputada disse que Pernambuco vive um abandono em relação à educação e segurança e que os municípios precisam estar no centro desse debate.
Pegou mal – A deputada Rosa Amorim (PT) celebrou em suas redes sociais a vitória autodeclarada do governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, afirmando que representa a “luta em defesa dos direitos do povo e dos ideais da Revolução Bolivariana. Por uma América Latina soberana, livre e forte!”. A publicação recebeu uma enxurrada de críticas da própria esquerda. “Existe limites”, escreveu um apoiador.