Até o momento, o deputado e candidato a prefeito de Caruaru, Fernando Rodolfo (PL), foi quem mais rápido apostou na imagem de aliados que possam influenciar na eleição da cidade. Poucos dias após a visita de Jair Bolsonaro (PL) à Capital do Agreste, o parlamentar teve reunião estratégica com o ex-presidente em Brasília. Esse entrosamento deve refletir já nas próximas pesquisas.
Enquanto Fernando tem investido alto nessa estratégia, o atual gestor, Rodrigo Pinheiro (PSDB), poderia explorar melhor a imagem da sua madrinha política, a governadora Raquel Lyra (PSDB), nos materiais de campanha e na sua presença em agendas realizadas. A tucana é uma grande cabo eleitoral em Caruaru, mas seu potencial vem sendo esnobado pelo staff do candidato à reeleição.
Por fim, Zé Queiroz (PDT) conta com o apoio do prefeito João Campos (PSB) e do presidente Lula, mas ao que tudo indica, o ex-deputado deve dosar a imagem desses dois líderes políticos. Com o maior tempo de propaganda eleitoral de rádio e TV, o pedetista conta com essas opções para trabalhar a mensagem dos aliados. A eleição será decidida no detalhe e cada estratégia será avaliada pelo eleitor.
Apreensivo – Uma fonte que tem acompanhado o passo a passo da campanha do prefeito e candidato à reeleição, Rodrigo Pinheiro (PSDB), revelou à coluna que o clima não é nada bom entre os coordenadores. O semblante do atual gestor, após uma recente visita à feira, no Parque 18 de Maio, que concluiu com uma reunião, não era dos melhores.
Competitividade – Após tentativa de impugnação de pesquisa, o Ipespe e a Folha de Pernambuco conseguiram liberar a divulgação dos números voltados para Caruaru nesta madrugada. O cenário aponta uma disputa muito dura entre Rodrigo Pinheiro (PSDB) e Zé Queiroz (PDT). Enquanto o atual gestor tem 35%, o ex-deputado surgiu com 34%. A pesquisa foi registrada sob o protocolo PE-01225/2024.
Luxo – Repercutiu nacionalmente a situação das celas no Complexos Prisional do Curado, no Recife. Algumas delas com direito a banheira, freezer, geladeira e espelho. A fiscalização foi feita pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e dos Direitos Humanos e Cidadania.
Sancionados – O Diário Oficial do Estado desta quarta (21) trouxe a sanção de 7 projetos enviados pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e aprovados na última semana, na Assembleia Legislativa. Os textos foram enviadas no fim de junho e foi necessário realizar sessões extraordinárias para apreciação das matérias.
Balanço – As eleições municipais, que tiveram início na sexta (16), contam com 83 deputados federais candidatos. São 74 concorrendo a vagas de prefeito, dois de vice-prefeito e sete de vereador. O número de deputados candidatos é superior às eleições de 2020, quando 59 disputaram vagas de prefeito e 7 de vice-prefeito – 66 no total.