O deputado Fernando Rodolfo (PL) se consolidou como o fato novo das eleições para a Prefeitura de Caruaru. Único nome assumidamente de direita na disputa, ele chegou à casa dos 7% de intenções de voto em duas pesquisas esta semana, triplicando o percentual que tinha há cerca de um mês.
A vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Caruaru o favoreceu e Fernando, mesmo distante da polarização entre Rodrigo Pinheiro (PSDB) e Zé Queiroz (PDT), já projeta novo crescimento para as próximas semanas.
O liberal já identificou que o eleitorado bolsonarista, que gira em torno de 30% nas pesquisas, ainda permanece com Rodrigo. Seu desafio é puxar para si essa fatia. Tanto que tem repetido que Caruaru está há 40 anos nas mãos de três grupos, o que atrasaria o desenvolvimento da cidade. Enquanto o prefeito é apoiado pelos Lyra, Zé Queiroz se juntou com o ex-rival Tony Gel, a nitroglicerina foi lançada, mas por hora só ele tem utilizado.
Fernando precisa de empenho parecido por parte dos candidatos do campo da esquerda, o que não vem ocorrendo. Armandinho (SD), Michelle Santos (PSOL) e Maria Santos (UP) não acertaram a linha e sequer fazem cócegas para tirar eleitores de Queiroz, que está tecnicamente empatado com Rodrigo nas pesquisas – aquelas que o prefeito tentou impugnar na Justiça, e não conseguiu.
Portanto, o caminho de Fernando para chegar no segundo turno é desidratar Rodrigo, sem permitir que Zé abra vantagem nessas cinco semanas. Vai demandar muitos esforços, mas o liberal já demonstrou que tem a estratégia bem definida.
Substituição – Uma agenda em Brasília foi responsável por uma alteração na chapa de Fernando Rodolfo (PL) à Prefeitura de Caruaru, conforme o Blog Cenário trouxe ontem (22), em primeira mão. A mudança foi um pedido da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), que enxergou em Adélia Pinheiro (PL) um potencial para o Legislativo. O candidato acatou.
Sem opção – Parte do time da governadora Raquel Lyra (PSDB) tem intensificado a presença na campanha do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB). Perder em Caruaru seria um desastre para a tucana e, por isso, ela deve deixar as diferenças de lado e se empenhar no projeto de reeleição do seu ex-vice.
Submissão – Um integrante do grupo da governadora Raquel Lyra (PSDB) revelou à coluna que ela vai mergulhar em Caruaru no momento certo, mesmo sendo esnobada pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB). A tucana quer demonstrar, mais uma vez, a dependência que o seu ex-vice tem dela para conquistar resultados positivos.
Diferença elástica – O Datafolha divulgou nesta quinta (22) mais uma pesquisa no Recife, confirmando o favoritismo incontestável do prefeito João Campos (PSB), que caminha a passos largos para ser reeleito. Enquanto o socialista ostenta 76% de intenções de voto, o segundo colocado tem apenas 6%.
Atuação – Candidato à reeleição, o líder da oposição na Casa de José Mariano, vereador Alcides Cardoso (PL), está sendo reconhecido nas ruas como “o fiscal” por causa do seu trabalho firme de fiscalização das obras da gestão do prefeito João Campos (PSB). Não à toa, o slogan de campanha do parlamentar é “O Fiscal do Recife”.