Uma das principais cidades do Sertão, Araripina, que é conhecida pela sua produção de gesso para todo país, vem protagonizando uma acirrada disputa eleitoral para prefeito, com duros ataques entre os principais grupos políticos da cidade.
De um lado, Raimundo Pimentel precisou trocar a ex-secretária Ana Paula Ramos pela vereadora Camila Modesto no meio do percurso, após perder o controle do PDT no município e ver seu vice, Evilásio Mateus, se tornar o maior pesadelo depois de ser rifado do projeto de sucessão.
Com o apoio de ex-prefeitos e lideranças políticas de peso na cidade, a exemplo da deputada Roberta Arraes (PP), o candidato da oposição cresceu e se tornou alvo principal de Pimentel que ontem (9) foi para o confronto direto com Evilásio nas redes sociais.
O clima é quente, e a temperatura no Araripe deve subir ainda mais com a proximidade das eleições no dia 6 de outubro e a escalada de investidas para desgastar o opositor. Não é só 2024 que está em jogo, mas também 2026.
Dano – A denúncia feita pelo ex-deputado Wolney Queiroz, que coordena a campanha de Zé Queiroz (PDT) para prefeito de Caruaru, pode causar um desgaste incalculável no projeto de reeleição do atual gestor, Rodrigo Pinheiro (PSDB). Caso seja atestado o uso indevido da máquina pelas autoridades, o prejuízo não será apenas eleitoral.
Acidente – Chamou atenção a queda de um helicóptero na tarde de ontem (9), em Caruaru. As informações preliminares são de que o piloto e proprietário da aeronave tinha ligações com o traficante Fernandinho Beira-Mar. O equipamento chegou desmontado no município e não tinha autorização para voos.
Engajada – Ex-deputada federal e vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes tem marcado presença em grande parte dos atos de rua promovidos pela campanha de João Campos (PSB) nos últimos dias. A dirigente partidária também tem percorrido o estado com o intuito de fortalecer os aliados.
Sem efeito – A artilharia de Daniel Coelho (PSD) contra o prefeito João Campos (PSB) não tem surtido nenhum resultado, é o que têm apontado as últimas pesquisas no Recife. Embora o nome apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) disponha de um bom repasse do fundo eleitoral, a campanha está longe de conquistar a cidade.
Segundo turno – Algumas cidades estratégicas na Região Metropolitana do Recife caminham para ser decididas na segunda etapa da eleição, é o caso de Olinda e Paulista. Em Jaboatão dos Guararapes, o atual gestor, Mano Medeiros, trabalha para vencer no dia 6 de outubro, mas os adversários não devem dar moleza.