O mundo politico acordou mais triste ontem (17), com a notícia da morte do deputado José Patriota, que vinha lutando contra um câncer no fígado descoberto em 2018. A quantidade de manifestações e homenagens ao longo desta terça demonstram o quanto o ex-presidente da Amupe era querido pelos pernambucanos.
Com um legado marcado pela defesa do municipalismo, Patriota consolidou sua marca de atuação nos últimos anos e se transformou referência no que diz respeito ao assunto, conquistando o respeito e admiração não só dos que atuavam no seu campo ideológico, mas também dos adversários políticos.
Sempre gentil, Patriota sempre buscou atender a todos de maneira amigável, independente de pautas que fossem mais confortáveis ou as consideradas polêmicas. Fica a memória de um grande líder que de maneira habilidosa soube exercer o seu papel e cumprir as missões que foram dadas durante sua vida pública.
Suplência – Em alguns dias, a Alepe deve divulgar a convocação do suplente do PSB para ocupar a vaga de Patriota na Alepe. O partido tem se mobilizado para evitar que Davi Muniz, suplente da época – hoje na oposição pelo PSD -, possa chegar a sentar na cadeira. Existem entendimentos jurídicos distintos, que podem embolar ainda mais o caso.
Nova perda – Será sepultado hoje (18), em Jaboatão dos Guararapes, o corpo do ex-deputado Ulisses Tenório, que faleceu ontem (17), aos 78 anos. Com mais de 40 anos de vida pública dedicada não só a Jaboatão, mas a Pernambuco, o socialista foi vereador, deputado estadual e secretário de Saúde. Tentava novamente uma vaga na Câmara pelo PSB.
Justificativa – Dando como exemplo a cadeirada de José Luiz Datena (PSDB) em Pablo Marçal (PRTB), o prefeito e candidato à reeleição no Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), se ausentou do debate realizado ontem (17), pelo G1. “Muitos candidatos tomam essa atitude lamentável para fazer seus recortes para internet”, alegou.
Animado – Em uma rápida conversa com a coluna, o deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) demonstrou bastante confiança no desempenho dos seus candidatos a prefeito espalhados por todo o estado, são 26 ao todo. O parlamentar também tem acompanhado de perto a campanha de reeleição do seu filho, Rodrigo Coutinho, à Câmara do Recife.
1º turno – A Pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta (18), trouxe mais uma sinalização de que a eleição no Recife será decidida em primeiro turno, tendo o atual prefeito, João Campos (PSB), pontuando com 77% das intenções de voto. Os demais concorrentes variam, mas não chegam aos dois dígitos. O levantamento está registrado no TSE sob o protocolo PE-09154/2024.