O segundo suplente de deputado estadual e candidato a prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), acaba de tomar posse na Alepe. Ele assume a vaga no lugar do deputado José Patriota, que faleceu na semana passada. Havia uma expectativa sobre quem assumiria a cadeira, já que o primeiro suplente, o vereador Davi Muniz (PSD) poderia ser empossado, mesmo tendo deixado o PSB. Assim como aconteceu em Petrolina, com Lucinha Mota, a sigla teria que ir à Justiça para reivindicar a vaga, porque ele foi diplomado como suplente.
O encaminhamento da presidência da Alepe se deu a partir de requerimento formulado pelo PSB, reivindicando a convocação do suplente Júnior Matuto. A solicitação do socialista se fundamenta no fato de o suplente Davi Muniz ter se desfiliado, espontaneamente, da agremiação partidária.
No requerimento, a legenda ressalta que, conforme entendimento pacífico do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o mandato parlamentar pertence ao partido político pelo qual o candidato Davi Muniz fora eleito
O pedido da sigla socialista foi apresentado nesta segunda (23), véspera da reunião em que a comunicação da vacância seria feita ao plenário.
Agora, a expectativa do PSB é que Júnior Matuto seja eleito prefeito de Paulista, fazendo com que o suplente seguinte, Cayo Albino, filho do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), se torne deputado estadual. O Blog Cenário tentou contato com Davi Muniz, mas ele não atendeu as ligações da imprensa. Entretanto, já protocolou um pedido para requerer o cargo.