Reeleito com uma expressiva votação em São Lourenço da Mata, o prefeito Vinicius Labanca (PSB) reuniu ontem (14) os 14 vereadores eleitos pela Frente Popular no município. Na ocasião, o atual gestor apresentou as prioridades do Executivo para os próximos quatros anos.
Um dos prefeitos mais bem avaliados na Região Metropolitana do Recife, Labanca recebeu 56.964 votos, o que representa 88,39% do total, derrotando Jairo Pereira (PSDB), candidato da governadora Raquel Lyra (PSDB). Habilidoso, o socialista tem apostado no diálogo e nas parcerias para o desenvolvimento da cidade.
Com ampla maioria dos parlamentares na Casa Jair Pereira de Oliveira na próxima legislatura, Labanca tem sua governabilidade garantida, mas optou por um ambiente de harmonia entre os dois poderes, o que beneficia diretamente a população com a aprovação de projetos e execução do plano de governo.
Projeção estadual – Vereador mais votado do PP em todo o estado na eleição de 2024, Anderson Correia ganhou projeção para disputar um mandato de estadual em 2026. Com a perda do protagonismo de Caruaru na Assembleia Legislativa, ele surge como opção para esse novo momento que a Capital do Agreste vive.
Divergência – Aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB), o PP anunciou nesta segunda (14) que vai caminhar com Mirella Almeida (PSD) no segundo turno em Olinda. O encaminhamento esbarra na posição de Márcio Botelho (PP), candidato derrotado no primeiro turno e que decidiu apoiar o projeto encabeçado por Vinicius Castello (PT) nessa etapa final da eleição.
União política – Uma semana após o fim do primeiro turno, Zé Queiroz (PDT) e Tonynho Rodrigues (MDB) retomaram nesta segunda (14) a agenda de compromissos. Eles foram vistos ao lado de assessores numa cafeteria de um shopping em Caruaru. A sintonia da dupla desmonta a tese criada de que a aliança entre os dois era de ocasião.
Primeiro compromisso – Eleita como vice-prefeita de Caruaru na chapa encabeçada pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), a assistente social Dayse Silva (PSDB) vai integrar a equipe de transição de governo para a próxima gestão. Outros oito nomes também foram indicados pelo tucano para esta missão.
Números – A ansiedade da classe política é grande sobre alguma pesquisa em Olinda e Paulista que aponte o sentimento dos eleitores neste segundo turno. Nos dois municípios a eleição está eletrizante por contar com as presenças da governadora Raquel Lyra (PSDB) e do prefeito João Campos (PSB) como cabos eleitorais.