A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) dá início, a partir de terça (29), à troca dos pórticos semafóricos na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. A mudança ocorre devido ao desgaste natural dos equipamentos, acelerado pela ação da maresia, e busca, sobretudo, melhorar a segurança e a fluidez do trânsito na região. Ao todo, serão investidos mais de R$ 1,6 milhões para modificação de 29 pórticos semafóricos, além dos demais elementos da sinalização semafórica tais como grupo focal com lâmpadas em LED, cabeamento e comunicação 4G. A iniciativa compõe o projeto Orla Parque, que vai revitalizar toda a orla do Recife.
“Estamos trocando por um modelo mais moderno, que pegamos inclusive de referências internacionais“, explicou o prefeito João Campos, ao vistoriar o começo das instalações na noite de ontem. “Esse é o principal modelo utilizado mundo afora, nos Estados Unidos e na Europa. Começamos na Avenida Boa Viagem, para deixar a cidade mais segura, tendo em vista que tinha um desgaste da estrutura dos pórticos antigos e que a gente precisa trocar, principalmente aqui, onde tem muita maresia. Olhar para segurança é fundamental“, explicou.
Para a definição do novo modelo de pórtico semafórico foram analisadas estruturas utilizadas em outras cidades, inclusive de outros países, com características semelhantes às da Avenida Boa Viagem. A avenida tem largura de 10,5 m, 4 faixas de rolamento, além de calçadas e estrutura cicloviária. Nesta primeira etapa, cinco novos pórticos foram instalados, com design moderno, proporcionando maior visibilidade e segurança com a nova sinalização, os demais serão instalados de acordo com o cronograma do projeto.
Diariamente, cerca de 20 mil veículos circulam por dia pela Avenida Boa Viagem, segundo levantamento da CTTU. A substituição dos pórticos também é uma ação fundamental para a valorização estética da orla, contribuindo para um ambiente urbano mais organizado e convidativo. A nova sinalização irá facilitar a travessia de pedestres, ciclistas e otimizar o fluxo de veículos, refletindo o compromisso da gestão municipal com a segurança viária.
Projeto Orla Parque
O Projeto Orla Parque tem como objetivo requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão, transformando-a num grande parque linear. O projeto prevê a criação de centralidades, melhorias na segurança e iluminação, construção de novos banheiros, além de reforma de toda a estrutura física do calçadão e aumento da área verde.
A primeira etapa do Projeto Orla Parque foi concluída em março de 2023, quando foram entregues os últimos dos 60 quiosques de Boa Viagem completamente reformados. Já a segunda etapa foi concluída este ano com a reforma dos dez sanitários existentes e a construção de outros 11, duplicando a quantidade de equipamentos disponíveis para uso da população ao longo de toda a extensão da orla. A terceira etapa, também finalizada, incluiu a requalificação da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas, dos quiosques da Avenida Brasília Formosa e a construção da centralidade Porto Terra Nova, todos em Brasília Teimosa.