A Segunda Câmara do TCE-PE emitiu parecer prévio pela aprovação, com ressalvas, das contas de governo de 2022 do ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, e do atual gestor, Mano Medeiros (PL), que assumiu a administração no mesmo ano. O processo teve como relator o conselheiro Marcos Loreto.
Anderson Ferreira ficou no cargo até 31 de março de 2022, quando renunciou para disputar o Governo do Estado. De acordo com o voto, a prefeitura cumpriu os limites constitucionais de investimentos em saúde e educação.
Foram identificadas algumas inconsistências nos valores de receitas e despesas informados, além da falta de uma programação financeira adequada, e de pendências no recolhimento do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Essas questões não comprometem o resultado da aprovação das contas, mas o TCE orientou que a gestão adote medidas preventivas, evitando que se repitam em exercícios futuros. Agora, caberá à Câmara Municipal do Jaboatão realizar a aprovação das contas de governo de ambos os gestores.