Na próxima segunda (2), a deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) faz, a partir das 18h, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Síndico, celebrado neste sábado (30). O evento é uma oportunidade para se homenagear aos gestores que tratam, sejam de forma espontânea ou profissional, em manter os condomínios em espaços de convivência segura, organizada e harmoniosa.
“É um momento para se reconhecer publicamente aos homens e e mulheres cuja atuação vai muito além de funções administrativas, contribuindo para a segurança, a qualidade de vida e o bem-estar de dezenas de milhares de famílias pernambucanas”, pontuou a parlamentar, que é autora da Lei dos Condomínios, que determina que os casos de de violência doméstica ou familiar contra mulheres, menores de idade, deficientes e idosos sejam denunciados à polícia pela administração dos espaços. “Moradores e vizinhos podem ser os primeiros a identificar possíveis casos de violência contra esses que são grupos em maior situação de vulnerabilidade. Por isso, são parceiros no momento em que comunicam aos síndicos e estes acionam a polícia para as medidas cabíveis”, declarou.
Em Pernambuco, existem mais de 8 mil condomínios, que geram aproximadamente 40 mil empregos diretos e outros milhares indiretos. “Quando você traduz em números a quantidade de pessoas envolvidas no trabalho condominial, você compreende a importância em tê-lós como parceiros e aliados para o enfrentamento à violência”, concluiu.