
Jaboatão dos Guararapes segue avançando na qualidade do ensino ofertado aos alunos da rede municipal. Nesta quinta (27), o governo, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, lançaram o Programa Avança Jaboatão: Transformando Futuros, na faculdade UNIFG, em Piedade. O formato do programa consiste em planejar e executar diversas ações para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem dentro das escolas municipais.
Serão desenvolvidos vários programas educacionais, entre eles o programa Acelera (focado na correção da distorção idade-série de estudantes dos anos iniciais do Ensino fundamental); Se Liga (destinado à alfabetização de estudantes dos anos iniciais que apresentam dificuldades de leitura e escrita); Programa Gestão Nota 10, criado para desenvolver a qualificação da gestão educacional, com foco na aprendizagem dos estudantes e na eficiência da administração escolar, entre outras ações.
O programa Avança Jaboatão também irá acompanhar e divulgar resultados do fluxo e competências das disciplinas de língua portuguesa e matemática das escolas da rede, mostrando a evolução das unidades de ensino. A partir daí, serão traçadas estratégias para elevar os índices de desenvolvimento educacional dos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental da rede.
O prefeito Mano Medeiros (PL) vibrou com mais este avanço na educação do município. “Essa parceria com o Instituto Ayrton Sena vai transformar a vida dos nossos alunos. Queremos fazer de Jaboatão uma referência na educação“, afirmou.
“Essa parceria firmada hoje vai melhorar a qualidade do ensino do município. Com isso, todos vão sair ganhando, tanto estudantes quanto gestores em educação“, comemorou a secretária municipal de Educação, Mônica Andrade.
O vice-presidente do Instituto Ayrton Sena, Ewerton Fulini, disse que é preciso investir no futuro das crianças. “Todos nós nascemos com potencial. E a escola é o principal instrumento para fazer com que as crianças desenvolvam suas habilidades e vençam na vida“, destacou.
Vários servidores da Secretaria Municipal de Educação participaram do evento. “Acredito que essa parceria vai trazer muitos ganhos para o município. Iremos trabalhar com várias ferramentas em sala de aula e tenho certeza de que teremos resultados muitos positivos com os alunos“, vislumbrou a vice-diretora da Escola Orlando Breno, no Curado, Michele Carvalho.