
Confirmando o furo do Blog Cenário, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (SD), anunciou publicamente que entregou à governadora Raquel Lyra (PSD), na tarde de hoje (25), um ofício formalizando o pedido para a convocação imediata da Força Nacional e criação de uma força-tarefa formada por policiais judiciários federais e estaduais para atuar no combate à criminalidade crescente no município.
Leia também:
O Cabo, que tem feito um esforço grande na ampliação de programas e ações para promoção da segurança-cidadã, enfrenta uma grave onda de violência e sofre com a falta de ações efetivas por parte do governo estadual. No último mês de maio, o número de homicídios teve um crescimento de 21,4% em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 14 para 17.
“Nossa gente virou refém da falta de policiamento e de políticas estaduais que nos ajudem a combater a violência. O 18º Batalhão da Polícia Militar, que atende Ipojuca e Cabo, conta com cerca de 320 policiais. Isso dá uma média de um policial para cada mil habitantes. É muito pouco”, destacou Lula Cabral. Entre os meses de janeiro e maio, 68 pessoas foram assassinadas no município. No mês de junho (até ontem), o número de assassinatos contabilizados na cidade já chega a 13.
Para um município solicitar a intervenção da Força Nacional de Segurança, o protocolo envolve a comunicação com o Governo do Estado e, em seguida, com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Em nota enviada à imprensa, o Governo do Estado não citou o pedido de intervenção feito pelo prefeito, nem se a governadora deve apresentar a solicitação ao Governo Federal. No texto, o Estado afirma ter feito investimentos na Segurança Pública e que a chefe do Executivo estadual apresentou dados com queda de 14% nos registros de homicídios entre os meses de janeiro e junho (até o dia 24) de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024 – segundo os números gerais de todos os municípios.
Também frisou que em 2023, o Cabo de Santo Agostinho registrou a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes dos últimos 8 anos (63,5). A nota ainda afirma que a governadora comunicou ao prefeito que, em maio deste ano, o Estado entrou no 13º mês consecutivo de queda nos números de homicídios e adiantou, ainda, que no próximo mês de agosto 2.400 novos policiais militares estarão formados e aptos a ir às ruas.