Coluna da terça: disputa no campo da esquerda olindense

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
23 de setembro de 2025 às 00h00min
Foto: Divulgação

Após receber mais de 7,3 mil votos para vereadora de Olinda, Eugênia Lima se projetou como pré-candidata a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Atualmente, ela é a única parlamentar do campo da esquerda que atua na oposição à gestão da prefeita Mirella Almeida (PSD) na Casa Bernardo Vieira de Melo.

Inspirada na vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), que recentemente promoveu uma grande festa de aniversário como forma de se lançar pré-candidata a deputada federal, Eugênia segue pelo mesmo caminho. No próximo sábado (27), ela reúne amigos, familiares e aliados políticos para celebrar idade nova e, ao mesmo tempo, dar visibilidade ao seu nome com vistas a um projeto estadual.

Olinda tem quase 300 mil eleitores, mas atualmente não conta com nenhum representante na Alepe. É de olho nesse vácuo que Eugênia e Vinícius Castello, agora filiado ao PCdoB, pretendem trabalhar para conquistar os corações e as mentes dos olindenses, especialmente os de esquerda, que ocupam um espaço significativo no imaginário político da Marim dos Caetés, historicamente progressista nas urnas.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Disputa interna – Embora tenha migrado do PT para o PCdoB, o ex-vereador Vinicius Castello protagonizará uma disputa interna com a vereadora Eugênia Lima (PT). Ambos fazem parte da mesma federação partidária, que reúne PT, PCdoB e PV. Atualmente, essa federação ocupa sete cadeiras na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Parceria – Após romper com o grupo da senadora Teresa Leitão (PT) e com o Coletivo PT Militante, a vereadora Eugênia Lima (PT) estreitou os laços com o deputado federal Carlos Veras (PT), com quem tem mantido conversas frequentes. A dupla pode formar uma dobradinha eleitoral nas eleições do próximo ano.

Versão – Em atenção à nota publicada na coluna de ontem (22) sobre a possibilidade de o deputado Waldemar Oliveira disputar a reeleição pelo PSD, as executivas estadual e nacional do Avante garantiram que o parlamentar seguirá no partido e trabalha para eleger dois federais em 2026. O texto ainda garante que o foco, no momento, é percorrer o estado para consolidar a chapa

Efeito – Ao questionar o que chamou de interferência judicial em uma causa interna corporis envolvendo a CPI, um parlamentar da oposição afirmou que o “atraso” pode arrastar a conclusão das investigações do colegiado na Alepe para mais próximo das eleições. Se isso acontecer, “o efeito bumerangue pode ser pior”, avaliou.

Tempo – Durante discurso no evento de lançamento da nova marca do Complexo Portuário de Suape, a governadora Raquel Lyra (PSD) agradeceu a confiança dos empresários e afirmou que as eleições chegarão no momento certo, mas que, no momento que antecede o início da reforma tributária, “nada” a desviará do seu foco.

Ouça agora AO VIVO