Coluna da quarta: Lula e Raquel avançam com soluções para o metrô

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
17 de dezembro de 2025 às 00h00min
Foto: Ricardo Stuckert

Poucos dias após autorizar o início das obras do Arco Metropolitano, a governadora Raquel Lyra (PSD) voltou a sinalizar prioridade para a mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife. Ao lado do presidente Lula, a chefe do Executivo estadual anunciou um aporte de R$ 4 bilhões voltado à reestruturação do metrô.

O Acordo de Cooperação Técnica firmado nesta terça (16) representa o primeiro passo concreto para viabilizar a modernização, ampliação e requalificação do sistema metroviário do Grande Recife. A proposta é estruturar o equipamento por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com contrato estimado em 30 anos.

Num ambiente marcado por disputas, Lula e Raquel reforçam a convergência institucional em torno de uma agenda com impacto na vida de milhares de usuários do metrô. A iniciativa, promessa de campanha da atual gestora, tem potencial para melhorar a qualidade do serviço prestado à população e estimular o desenvolvimento econômico da RMR.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Simbolismo – Logo após a votação de matérias importantes para a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, deputados da situação e da oposição posaram ao lado do presidente Álvaro Porto (PSDB), demonstrando a unidade da Casa em um ano marcado por duras disputas entre os dois poderes.

Agenda no interior – Após receber o apoio da prefeita de Jupi, Rivanda Freire (PSD), ao Governo do Estado, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), deve visitar o município do Agreste neste sábado (20). Há expectativa de que ele também participe da confraternização promovida pelo deputado Álvaro Porto (PSDB), em Canhotinho.

Prejuízo – A decisão do TRE-PE nesta terça (16), que declarou Manuca inelegível, não atinge apenas o ex-prefeito de Custódia. Ela também impacta a chapa de deputado federal do Avante ou do PSD. O secretário estadual, pré-candidato à Câmara dos Deputados, tinha os dois partidos como opção para concorrer ao cargo.

Sem pressa – Pontuando bem nas pesquisas para o Senado, Marília Arraes (SD) não deve antecipar tão cedo qual cargo e por qual partido disputará a eleição de 2026. Diante da dificuldade de montagem de chapas, nos bastidores a aposta é de que ela pode concorrer a deputada federal pelo PSB.

Retorno – Após 18 anos desde sua última passagem pelo Congresso Nacional, a deputada federal Heloísa Helena (Rede-RJ) foi empossada ontem (16) na Câmara como suplente de Glauber Braga (PSOL-RJ). Em seu primeiro discurso, demonstrou solidariedade ao antecessor, afastado pela Mesa Diretora, e fez críticas ao governo Lula.

Ouça agora AO VIVO