Coluna do sábado: o cálculo de Raquel Lyra 

Cenário Político
Por Victória Oliveira
7 de fevereiro de 2026 às 00h00min
Foto: Miva Filho

Por Victória Oliveira*

Em um ano decisivo, no qual o ambiente eleitoral se torna mais tenso a cada semana, a governadora Raquel Lyra (PSD) atua com a percepção clara de que o tempo ainda existe, mas exige ritmo. Não há espaço para improvisos. O governo se move a partir de um eixo bem definido: a entrega de resultados concretos e perceptíveis à população.

Foi dentro dessa lógica que a governadora dedicou o dia de ontem (6) a uma agenda concentrada de entregas. Além de avanços na política habitacional, o governo voltou a destacar um dos compromissos mais sensíveis da própria gestão: a ampliação da rede de creches, tema que naturalmente ganha centralidade no debate eleitoral.

Em Caruaru, a entrega da segunda creche, inserida no pacote de 250 unidades previstas pelo programa Juntos Pela Educação, extrapola o ato administrativo. Trata-se de um movimento planejado, com impacto direto no debate público e resposta objetiva às críticas direcionadas à execução da política.

No discurso, Raquel Lyra adotou um tom controlado, sem sinais de desgaste. Fez referência à própria trajetória e respondeu às investidas da oposição de forma contida, sustentando a narrativa de que os resultados da gestão, para ela, serão o principal elemento de avaliação pública.

Não por acaso, a política de creches se consolidou como um dos principais pontos de confronto entre governo e oposição. O tema concentra cobranças, críticas e uma disputa constante de narrativas. Raquel Lyra pode conseguir neutralizar seus opositores com medidas efetivas, mas tem até junho para garantir a execução desses equipamentos.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Empenho – O deputado Fernando Monteiro (PSD) destacou, em entrevista à Rádio Cultura, que foi o único parlamentar a garantir emenda para o Aeroporto de Caruaru, assegurando um investimento de R$ 7 milhões. Ao falar sobre sua ligação com o município, foi direto e simbólico: “Pra amar tem que fazer”, reforçando que compromisso com a cidade se traduz em ações concretas, não apenas em discurso.

Virada de chave – Ao comentar a mais recente pesquisa divulgada pelo Datafolha sobre o Governo de Pernambuco, que aponta alta aprovação da gestão Raquel Lyra, Fernando Monteiro (PSD) afirmou que o resultado reflete o fato de que “a população começou a virar a chave agora para a eleição”, o que, segundo ele, comprova o crescimento da popularidade da governadora nas pesquisas.

Entregas  – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), protagonizou uma semana de importantes entregas para o município. Entre as ações, estão a entrega da UPA do Vassoural, a inauguração da primeira escola de Tempo Integral sob sua gestão e o anúncio do reajuste do piso salarial dos professores da rede municipal de ensino.

Aposta – Após ficar sem espaço para disputar a eleição pelo PL, Gilson Machado Neto foi recebido pelo partido Podemos e deve formar chapa disputando uma vaga de deputado federal pela legenda. Sua filiação está marcada para o dia 12 de fevereiro. Pelo seu recall eleitoral e viabilidade do partido, o ex-ministro tem grandes chances de conquistar em média 200 mil votos.

Proporcional – O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Ivan Moraes, se reuniu com o presidente da federação Rede-PSOL e com a ex-candidata à Prefeitura de Caruaru, Michelle Santos. O encontro teve como foco a articulação política para a formação de uma chapa competitiva para as disputas majoritárias na Assembleia Legislativa de Pernambuco e Câmara Federal.

*Repórter do Blog Cenário

Ouça agora AO VIVO