Eleições 2026

João Campos reforça união política em agendas na Mata Norte e Agreste

Redação
Foto: Divulgação

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) cumpriu agenda neste domingo (17) em municípios da Zona da Mata e do Agreste de Pernambuco, onde reforçou o discurso de união política e compromisso com trabalhadores, especialmente do campo.

Em Nazaré da Mata, onde a cidade celebrava 193 anos de emancipação política, João afirmou que pretende “juntar o povo de Pernambuco por um estado com mais oportunidades para todas as pessoas”. A agenda foi marcada pela presença de lideranças de diferentes grupos políticos locais, como o ex-prefeito Nino, o ex-vice-prefeito Pereira do Sindicato (PSB) e o atual vice-prefeito Rostand Negromonte (Podemos), rompido politicamente com aliados da governadora Raquel Lyra(PSD).

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

A programação incluiu visita à sede do Maracatu Águia Misteriosa, onde foi recebido pelo mestre Veronildo e conheceu a trajetória do grupo, além de passagem pela Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam), acompanhando a fundadora Eliane Rodrigues em um percurso por espaços onde o ex-governador Eduardo Campos sempre fez questão de visitar.

“Tive a felicidade de crescer em uma família onde a gente sempre soube a importância da luta do povo. Por isso que estou percorrendo este estado, as feiras, os sindicatos, para dizer a cada um e a cada uma: não tenham dúvidas que, em qualquer disputa que houver, entre o grande e o pequeno, estarei do lado do pequeno, do pobre. Se o trabalhador estiver na luta, estarei do lado dele. Isso não é uma promessa, não é uma fala de futuro, mas o reconhecimento do caminho que me trouxe até aqui. Tivemos a oportunidade de fazer muito pelo Recife e vamos fazer muito mais por Pernambuco”, garantiu.

No Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STR) de Nazaré da Mata, Tracunhaém e Buenos Aires, diante de uma multidão reunida para celebrar o Dia do Trabalhador e o Dia das Mães, João relembrou a trajetória de Miguel Arraes e de Eduardo Campos na defesa do homem e da mulher do campo. Ele reafirmou o compromisso de avançar com políticas públicas e apresentou a ideia de criar uma modalidade do programa Chapéu de Palha voltada à formação em tecnologia, inspirada no Embarque Digital. Durante o discurso, destacou sua trajetória e posicionamento político. 

A agenda em Nazaré foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pela pré-candidata ao Senado Marília Arraes (PDT), pela deputada Tabata Amaral (PSB) e pelos deputados Lucas Ramos (PSB), Silvio Costa Filho (Republicanos), Pedro Campos (PSB) e Sileno Guedes (PSB), além de outras lideranças.

Já em Bom Jardim, no Agreste, João Campos participou da posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STR). O evento reuniu uma multidão dentro e fora da sede da entidade, que funciona desde 1965 e já integrou agendas de Miguel Arraes e Eduardo Campos.

“Nós vamos fazer história, com a permissão de Deus e a confiança do povo. Estamos do lado certo, o lado onde a gente sempre esteve, vestindo a camisa que Arrais vestiu.passei cinco anos e três meses como prefeito, nunca saí de casa pra reclamar”. Acrescentou: “Vamos sair daqui com uma tarefa de casa: dizer nos quatro cantos deste estado que o povo vai voltar a mandar em Pernambuco”.

Ele também reiterou a proposta de expandir o modelo do Embarque Digital para o estado, vinculado ao programa Chapéu de Palha, com foco na formação gratuita em tecnologia para filhos de trabalhadores rurais.

A agenda em Bom Jardim incluiu ainda a entrega do título de cidadão ao pré-candidato, proposta pelo vereador Ninha de Tuquinha (PDT), e homenagens à diretora sindical Poliana Vasconcelos, falecida no fim de abril. 

Participaram do evento o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa, o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB), o deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), a vereadora Ana Nery (União Brasil) e outras lideranças locais.