Com o desafio de aumentar de uma para quatro as cadeiras que ocupa na Câmara Municipal do Recife, o Solidariedade realizou nesta quarta (16), a convenção do diretório municipal na capital pernambucana. O partido sai para as eleições deste ano com a chapa completa, tendo 59 candidatos ao legislativo municipal, sendo 41 homens e 18 mulheres.
“Construímos uma chapa muito boa, uma das mais competitivas para a eleição deste ano. Temos candidatos já testados nas urnas e com todos conversamos ao longo destes últimos meses e isso nos deixa muito motivados. Também nos dá confiança de que vamos conseguir chegar em 2021 fazendo de três a quatro novos vereadores”, disse o vice-presidente nacional do Solidariedade, Augusto Coutinho.
A presidente do partido em Pernambuco, Taciana Bravo, reforçou o tom de Coutinho e destacou que esta eleição será a campanha em que o Solidariedade surge com maior força estado. Ela também chamou atenção dos candidatos para a necessidade de serem criativos no uso das redes sociais como forma de manterem a proximidade com o eleitorado neste contexto de pandemia. Taciana Bravo pediu, ainda, para que todos ficassem atentos e respeitassem as normas de saúde pública.
No Recife, o Solidariedade permanece na base de apoio ao PSB, em consonância com uma aliança iniciada em 2014.
Também nesta quarta, o partido realizou, com a presença do deputado Augusto Coutinho, as Convenções de Olinda, onde foi lançada a candidatura à reeleição do Professor Lupércio, e Camaragibe, com Jorge Alexandre na disputa.
No saldo final, o Solidariedade vai concorrer a 15 prefeituras em municípios da Região Metropolitana, Agreste e Sertão do estado. Destes, três correspondem a cidades onde a sigla já possui prefeito. Além de Olinda, estão nesta lista Jatobá, com Gorete Varjão e Nazaré da Mata, com o atual prefeito Nino.
A eleição deste ano marca um aumento significativo da presença do Solidariedade nas disputas para novas administrações municipais. Nesta lista estão cidades como Limoeiro, onde foi posta a candidatura de Rosejara Ramos, Araripina com Tião do Gesso e Ouricuri com Lenarte Botinha. Em relação à proporcional, em todo estado haverá chapa em cerca de 60 municípios.