
Com todos os esforços concentrados na montagem da chapa para a Câmara dos Deputados, o MDB em Pernambuco caminha para, mais uma vez, não disputar a eleição proporcional para a Assembleia Legislativa. O movimento, na prática, obriga o deputado estadual Jarbas Filho a buscar outro partido para tentar a manutenção de seu mandato.
Nos últimos meses, Jarbinhas se aproximou bastante da governadora Raquel Lyra (PSD) e a expectativa é de que ele possa concorrer à reeleição pelo PSD. Em 2022, o herdeiro político do ex-senador Jarbas Vasconcelos já havia deixado o MDB e disputado o pleito pelo PSB. À época, a decisão rendeu duras críticas ao presidente estadual do partido, Raul Henry, por não ter priorizado a formação de uma chapa para a Alepe.
A repetição do cenário evidencia a dificuldade do MDB pernambucano em manter protagonismo nas eleições proporcionais estaduais. Ao abrir mão de uma chapa própria, o partido não apenas fragiliza sua presença na Alepe, como também empurra seus quadros para outras siglas, abrindo mão de ser vitrine para atuar como coadjuvante.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Concretização – Após um longo estudo do BNDES, acontecerá nesta quinta (18) o leilão da concessão parcial dos serviços de água e esgoto em Pernambuco. O certame visa garantir R$ 19,1 bilhões por parte das empresas concessionárias. No entanto, a Compesa continuará responsável pela produção e pelo tratamento da água.
Substituição – O deputado pernambucano Pedro Campos passou o bastão da liderança do PSB na Câmara dos Deputados para Jonas Donizette, que assumirá a missão a partir de 2026, ano extremamente estratégico, quando todas as atenções estarão voltadas para as eleições gerais.
Substituição 2 – Em meio a tensões entre o Palácio e a Câmara dos Deputados, o presidente Lula anunciou a troca no comando do Turismo. A tendência é que o paraibano Gustavo Feliciano, filho do deputado Damião Feliciano (UB-PB), assuma a função. O movimento é um gesto não só em direção ao União Brasil, como também a Hugo Motta (Republicanos-PB).
Dose dupla – No dia em que escolheu para celebrar a chegada dos seus 60 anos, a ministra Luciana Santos será homenageada com o título de Doutora Honoris Causa, concedido pela Unicap, em reconhecimento à sua trajetória política e às contribuições para a ciência e a tecnologia no país.
Incendiário – O “ainda” deputado Eduardo Bolsonaro (PL) segue rachando ainda mais a direita com suas posições. Ele reagiu à defesa feita pelo pastor Silas Malafaia ao nome de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o Planalto, publicando imagens do governador com o presidente Lula.













