Em mais uma demonstração de compromisso com a educação de Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, na tarde desta quarta-feira (04), em solenidade transmitida ao vivo pela internet, quatro novas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), atingindo um marco importante na rede estadual de ensino, que passa a contar com 50 unidades espalhadas em todas as regiões. Com o reforço, mais de 8,4 mil vagas em cursos técnicos estarão com inscrições abertas a partir desta quinta-feira (05) até o próximo dia 16.
Uma das novas unidades, a ETE Chico Science, será implantada no bairro de Rio Doce, no município de Olinda, tendo como foco principal a área de saúde. Além de nutrição e dietética, a escola vai ofertar, pela primeira vez na Rede Estadual, o curso técnico de farmácia. As obras do prédio estão sendo finalizadas para que a instituição possa receber os estudantes a partir do início do ano que vem. Já as Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) Ginásio Pernambucano, na Avenida Cruz Cabugá, e Professor Alfredo Freyre, ambas no Recife; e Nelson Barbalho, em Caruaru, no Agreste Central, estão sendo transformadas em ETEs.
Localizada no bairro de Santo Amaro, próxima ao Porto Digital, no centro do Recife, a nova ETE Ginásio Pernambucano vai dialogar com o contexto tecnológico das empresas locais através da oferta do curso técnico em desenvolvimento de sistemas, na área de tecnologia da informação. O foco será formar profissionais para atender a demanda crescente desse importante polo tecnológico.
A nova ETE Professor Alfredo Freyre, em Água Fria, na Zona Norte do Recife, será a primeira Escola Técnica de Arte e Cultura da Rede Estadual, oferecendo aos estudantes os cursos de teatro e de artes visuais. Na área da imagem e som, a ETE Nelson Barbalho, no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru, vai oferecer pela primeira vez na rede estadual os cursos de produção de áudio e vídeo e rádio, TV e internet. Esses dois projetos buscam fortalecer a vocação para o segmento da economia criativa.
Na perspectiva de ampliar as oportunidades de inserção produtiva no mundo do trabalho, outra novidade anunciada para 2021 foi a oferta do curso de eletrotécnica pela ETE Célia de Souza Leão Arraes, em Bonito, no Agreste Central, como forma de gerar mão de obra para atender a demanda da região, fortemente estimulada pela chegada da Yazaki, multinacional japonesa com fábrica em construção no município.
Por sua vez, a ETE Pedro Muniz Falcão, em Araripina, no Sertão do Araripe, passará a ofertar o curso de Sistemas de Energias Renováveis, em alta devido a grandes projetos já implantados ou em desenvolvimento na região. A implantação deste novo curso foi desenvolvido em parceria com a Votorantim Energia e com a Itaú – Educação e Trabalho.
Estão sendo ofertadas 8.445 vagas para 26 cursos técnicos em 37 municípios. Podem participar candidatos que terão concluído o ensino fundamental até janeiro de 2021. As inscrições devem ser feitas entre 5 e 16 de novembro exclusivamente no site www.educacao.pe.gov.br de forma gratuita. As provas serão aplicadas remotamente entre os dias 17 e 27 de novembro, conforme agendamento feito pelo estudante no ato da inscrição.