Marília se solidariza com professora universitária intimidada pela PF

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
11 de março de 2021 às 14h15min
Foto: Gustavo Bezerra

A professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Erika Suruagy, foi intimada pela Polícia Federal por colocação de outdoors, no fim de 2020, com críticas ao governo Bolsonaro sobre a condução da Covid-19. De acordo com Marília, a convocação de Erika “é um brutal ataque à liberdade de expressão garantida constitucionalmente”.

Confira a nota:

“O mandato da deputada federal de Pernambuco, Marília Arraes (PT-PE) vem a público expressar solidariedade à professora Erika Suruagy e à Associação dos Docentes da UFRPE (Aduferpe). A docente foi intimada junto à Polícia Federal a partir de inquérito criminal aberto para investigar a colocação de outdoors, no final do ano passado, com críticas ao Governo Federal pela condução das ações de enfrentamento à Pandemia da Covid-19. As peças publicitárias traziam informações sobre o número de mortes de vítimas da Covid, que na ocasião eram de cerca de 120 mil pessoas e criticavam a falta de medidas efetivas por parte do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Para nós, a convocação de Érika e a tentativa de criminalização dela e da Aduferpe é um brutal ataque à liberdade de expressão garantida constitucionalmente. É mais uma tentativa, entre tantas já vistas recentemente, de calar opiniões e intimidar o legítimo e livre exercício da atividade associativa/sindical.

As críticas feitas pela entidade ao governo federal, externadas nos outdoors traduzem, sim, a gravidade da situação e a falta de uma coordenação eficiente do governo federal na condução das ações de combate à pandemia. Na ocasião, eram 120 mil mortes. Hoje, são mais de 268 mil mortos em nosso país. Só nas últimas 24 horas, mais de 2.286 brasileiros e brasileiras perderam a vida por causa da Covid-19.

Perseguir e intimidar sindicalistas, cientistas, professores, servidores públicos, artistas, intelectuais e cidadãos que discordam da política do governo não é aceitável. Não podemos e não vamos nos calar diante desses abusos.”

Marília Arraes – Deputada Federal (PT-PE)

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO