Praticidade, discrição e eficiência. É o que o deputado Romero Albuquerque (PP) propôs ao Governo de Pernambuco, através da sugestão da criação de dois aplicativos por onde a população poderá acionar a Polícia Militar e os bombeiros em situações de emergência. O parlamentar defende a medida como forma de trazer rapidez no atendimento de ocorrências.
De acordo com o pedido de Albuquerque, através dos aplicativos, estarão disponíveis o registro de todo tipo de ocorrência, como incêndios, afogamentos, acidentes de trânsito, pedido de socorro em caso de paradas cardiorrespiratórias e chamadas em casos de violência doméstica, perturbação do sossego e aglomeração, por exemplo.
Albuquerque quer replicar no estado uma medida implantada pelo governador João Dória em São Paulo. “A proposta tem o objetivo de criar um canal mais rápido, eficiente e próximo dos cidadãos, usando a tecnologia em favor do estado e das pessoas”, diz o deputado.
Se a ideia for aceita pelo governador, o aplicativo exigirá um cadastro com nome completo, telefone, email e CPF e, logo depois, a denúncia poderá ser registrada.