Prefeitura de Caruaru e professores próximos de um entendimento

Notícias
Por Karol Matos
21 de março de 2022 às 19h30min
Foto: Karol Matos

Na reunião da mesa de negociação com os professores, que encerrou no início da noite desta segunda (21), a Prefeitura apresentou duas propostas para a categoria. O grupo de professores que participou do encontro preferiu não gravar entrevista e não revelar os percentuais oferecidos, tanto porque aguarda o envio de tabelas por parte do município, quanto para não atrapalhar a estratégia de realização da assembleia que acontece amanhã (22).

Apenas na reunião serão apresentados esses dados. A proposta inicial da Prefeitura, era de que apenas os contratados teriam aumento de 33,24%, como estabelecido pelo Governo Federal. Efetivos e aposentados não seriam amparados com esse percentual, e foram contra o Projeto de Lei, que acabou sendo retirado de votação na semana passada, quando foi aberta a mesa de negociação com os professores.

Neste segundo encontro, que aconteceu no Centro Administrativo, onde fica a sede da Secretaria de Administração, estiveram presentes o secretário de Educação, João Paulo Derocy; o presidente da AMTTC, Diogo Bezerra, que foi secretário da Fazenda; Simone Benevides, que hoje é chefe da pasta; e Ana Maraíza, secretária de Administração. Todos fazem parte do comitê gestor montado pela Prefeita Raquel Lyra (PSDB), após a decretação da greve dos professores, que foi considerada ilegal.

Se houver deliberação pela aprovação do acordo, o Executivo terá que elaborar um novo Projeto de Lei, que precisará ser enviado à Câmara, passar por todos os trâmites legais das comissões, para, se aprovado, seguir para votação no Plenário.

Uma das pessoas que integra o grupo de professores que participou da reunião, sinalizou que, apesar de as propostas não atenderem às solicitações feitas por eles, são viáveis. A fonte ainda disse que os novos percentuais representam uma vitória resultante de uma luta cansativa. Ao que tudo indica, deve, enfim, haver um consentimento entre os professores e a Prefeitura de Caruaru.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO