Cenário Político: o prazo de Rodrigo Pinheiro

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
1 de abril de 2022 às 06h30min
Foto: Vladimir Barreto

Coluna da sexta

As primeiras palavras de Rodrigo Pinheiro (PSDB) como prefeito de Caruaru apontaram para a continuidade do modelo de gestão montado por Raquel Lyra (PSDB) desde o início do primeiro governo. Ainda é cedo para afirmar se o novo perfil será este ou se terá prazo de validade até outubro, após as eleições.

Entre suas falas, Rodrigo repetiu por diversas vezes que governará à base do diálogo, um constante pleito feito pelos vereadores, incluindo alguns da base que recentemente foram recebidos pelo governador Paulo Câmara (PSB). Entretanto, ainda durante o discurso, ele reafirmou sua parceria e lealdade a agora ex-prefeita, afirmando ainda que de vez em quando iria lhe consultar.

Caso Raquel vença as eleições para o Governo de Pernambuco, sem dúvidas Caruaru será uma das principais beneficiadas com ações e recursos que serão executadas por Rodrigo Pinheiro, que agora tem nas mãos a chance de ser protagonista, já que nos últimos anos todos holofotes foram voltados para a pré-candidata.

Se o cenário eleitoral for de derrota para o PSDB, não deve demorar muito tempo para que Pinheiro quebre o pacto firmado com Raquel e realize de fato mudanças nas principais pastas e cargos de confiança, além de alianças fora do seu campo de atuação, colocando em risco sua reeleição em 2024.

Lembrança
Ao discursar pela primeira vez na Câmara Municipal como prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro por diversas vezes não segurou a emoção ao lembrar do pai, Pinheirão, que por muitos anos fez parte da cena política local, atuando na Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

Projeção
Os pré-candidatos tucanos Armandinho (estadual) e Douglas Cintra (federal), que farão uma dobradinha eleitoral este ano, acompanharam de perto o ato de renúncia de Raquel Lyra e de posse de Rodrigo Pinheiro, ontem (31), na Câmara Municipal. Ambos buscam ser apoiados pelo atual gestor da Capital do Agreste e representar o município através do Poder Legislativo.

Confiança
O deputado estadual William Brigido tem apontado que o Republicanos elegerá deputado estadual com 25 mil votos, garantindo no mínimo cinco cadeiras na Alepe a partir de 2023. O partido está integrado no projeto de Danilo Cabral (PSB), candidato da Frente Popular ao Governo de Pernambuco.

Reforço
Para quem largou atrasada no jogo, a deputada Marília Arraes (SD) tem conquistado, nas últimas horas, importantes apoios para o seu palanque. Entre os nomes estão: Julio Lossio e Julio Lossio Filho, além de Lula Cabral, Fabíola Cabral e Gustavo Gouveia. Os dois últimos deputados de mandato.

Equilíbrio
Ao fazer parte da Frente Pró-Bolsonaro do PP, o deputado Erick Lessa mostra uma continuidade da sua história política. Mesmo integrando a Frente Popular desde 2016, Lessa esteve alinhado com o eleitorado conservador. Entretanto, sua atuação vai além do discurso ideológico e vai ao encontro de questões reais, como a Sulanca, Segurança Pública e acesso à água. Pode ser uma voz de equilíbrio contrastando com as farpas da polarização.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO