Iza Arruda (MDB), pré-candidata a deputada federal, está em Brasília participando da “Marcha dos Prefeitos”, que acontece anualmente na capital federal. Filha de Paulo Roberto (MDB), prefeito da Vitória de Santo Antão, principal cidade da Zona da Mata pernambucana, a fisioterapeuta deve lutar pela representatividade feminina na política se eleita para ocupar uma vaga na Câmara Federal.
Iza, em março, se filiou ao MDB e esteve no debate na TV Nova Nordeste, onde falou da importância da mulher na política. “Mulher pode fazer muita diferença e a mulher pode mudar a muito história na política. Eu acredito nisso! Acredito que a gente precisa estimular umas as outras”, falou durante entrevista.
O professor Paulo Roberto, pai de Iza, está na política desde 1996, foi candidato a vice-prefeito e foi eleito, ocupando o cargo até 2000. De 2009 a 2016, assumiu no governo municipal o cargo de secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes. Em 2018, foi candidato a deputado federal e obteve de última hora, 45 mil votos. Atualmente, Paulo Roberto é prefeito da Vitória de Santo Antão. Paulo tem uma gestão bem avaliada, isso pode dar a sua filha uma boa votação e fazer com que ela sair de Vitória com sua eleição bem encaminhada.
Esta é a “XXIII Marcha a Brasília em defesa dos municípios”. Nesta semana Iza também esteve participando de uma palestra com a coordenadora Nacional Tânia Ziulkoski e a fundadora do movimento mulheres municipalistas Dalva Christofoletti.
Também estiveram presentes no evento Ana Célia Farias (PSB), presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Surubim; a gestora de Lagoa do Carro e secretária da mulher-Amupe, Judithe Botafogo (PSDB) e os políticos Eduardo Tabosa, conselho fiscal da CNM e ex-prefeito de Cumaru; e o pré-candidato a deputado estadual José Patriota (PSB).