O pré-candidato ao senado pelo PL, Gilson Machado, esteve em Brasília nesta terça-feira (12) para tratar de várias questões que vão trazer benefícios ao estado de Pernambuco. Alguns dos temas abordados começaram a ser alinhados durante a sua gestão como ministro do Turismo. Em sua agenda na Capital Federal, Machado teve reuniões nos Ministérios da Infraestrutura, Cidadania, Desenvolvimento Regional e Turismo.
Durante o encontro com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que também é pernambucano, pautas importantes foram confirmadas, como a que Pernambuco vai voltar a ter autonomia sobre o Porto de Suape. “Obrigado, presidente Bolsonaro! Obrigado, ministro Marcelo! Acabou de ser confirmado que Pernambuco vai ter a autonomia de Suape. E a gente está aqui pronto para ajudar Pernambuco no que for preciso sempre!”, disse Gilson Machado em Brasília.
Outra confirmação foi o investimento de R$ 5 milhões para obras de construção da caixa de brita na última curva da Serra das Russas, na BR-232, que apesar de estar conveniada ao Governo do Estado, não teve esse problema solucionado. “Várias tragédias já aconteceram ali e finalmente a gente vai se ver livre disso daí”, declarou o ex-ministro do Turismo.
O pré-candidato ao Senado ainda falou que o Governo Federal deve liberar, ainda este ano, 11km da BR-104, no trecho entre Caruaru e Toritama. “Em 2023, a rodovia deverá passar por uma nova licitação. Não tenho dúvidas de que ainda no ano que vem ela será relicitada e vai ter um desenvolvimento mais rápido do que o esperado nos últimos 15 anos”, detalhou. “E ainda tem mais, um estudo de viabilidade técnica está sendo realizado no trecho entre Arcoverde e Serra Talhada, para requalificação da estrada e melhoria no tráfego”, completou.
No Ministério da Cidadania, ao lado do ministro Ronaldo Bento, Gilson tratou sobre a ampliação da data para recadastramento do Cadastro Único, que vai trazer tranquilidade para a população do Brasil, do Nordeste e de Pernambuco. A prorrogação do prazo será oficializada com a publicação de portaria ministerial nesta semana. “Ministro, venho agradecer pela prorrogação do Cadastro Único para todo o Brasil, principalmente para o povo nordestino que estava desesperado porque o prazo só iria até a sexta-feira“, concluiu.
Em suas agendas em Brasília, Gilson Machado também esteve nos ministérios do Turismo, com o ministro Carlos Brito, e do Desenvolvimento Regional, com o ministro Daniel Ferreira. Na pauta, assuntos para fortalecer a infraestutura urbana de Pernambuco e as atividades turísticas e econômicas nesse momento de retomada.