Coluna da segunda
Ficou nítido que a convenção partidária de Raquel Lyra (PSDB) foi bem inferior numericamente, se comparando aos seus adversários que também realizaram encontros no último final de semana. Não é a quantidade de apoiadores que mede o potencial dos candidatos, mas serve para sentir o poder de mobilização de cada nome.
O palanque proporcional de Raquel também é bem menor do que os demais adversários com chances reais de chegar ao 2º turno. Apesar de figurar na segunda colocação nas últimas pesquisas, a tucana deve ser afetada pela polarização nacional entre Lula e Bolsonaro, que será replicada em Pernambuco.
Em contrapartida, Raquel mostrou que vai usar o seu discurso para tentar se manter firme nas primeiras colocações. A candidata aposta nos feitos da sua gestão, principalmente no que diz respeito aos programas sociais implantados em Caruaru. E o cuidado com as pessoas pode ser um mote para enfrentar a estrutura de campanha dos opositores.
Ato falho
Durante a convenção do Partido Liberal, que aconteceu ontem (31), no Clube Português do Recife, o deputado Coronel Alberto Feitosa cometeu um deslize. No seu discurso, o conservador afirmou que era a única voz a enfrentar o PSB na Alepe, diminuindo o deputado Joel da Harpa, que de cima do palco, acompanhava atentamente a fala do colega de bancada.
Relâmpago
Presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar compareceu rapidamente ao Clube Internacional do Recife para a convenção do seu partido. Permaneceu no espaço apenas para fazer um discurso, que durou pouco mais de cinco minutos, e foi embora. Nesse tempo, comunicou que seria candidato à reeleição e que a sigla teria uma candidata ao Planalto.
Disputa acirrada
Com a entrada de Dilson Oliveira (UB) na disputa para federal, os deputados Fernando Rodolfo (PL) e Wolney Queiroz (PDT) vão precisar trabalhar dobrado para sair de Caruaru com uma boa votação. Quem também saiu no prejuízo foi o empresário Douglas Cintra (Podemos), que vai ter dificuldades para encontrar um estadual com o mesmo perfil.
Erro
Além de ter sido sacado da disputa de estadual para servir de calda na chapa de federal, o comunicador Dilson Oliveira (UB) ainda teve seu número divulgado errado na convenção do União Brasil realizada neste domingo (31), saindo mais uma vez no prejuízo, pelo menos na questão eleitoral.
Confirmado
O nome da vereadora de Caruaru, Mery da Saúde (PSD), foi homologado para a segunda suplência de André de Paula (PSD) na disputa pelo Senado. A parlamentar esteve ontem (31) na convenção e vai arregaçar as mangas para pedir votos para os seus aliados da chapa majoritária.