Cenário Político: Polo de Confecções perde força na Alepe

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
21 de novembro de 2022 às 00h00min
Foto: Rinaldo Marques

Coluna da segunda

Com a saída de Alessandra Vieira (UB) e a não reeleição de Erick Lessa (PP), Tony Gel (PSB) e Zé Queiroz (PDT), além da decisão do ministro do TSE, Ricardo Lewandowski, que reconheceu a elegibilidade de Lula Cabral (SD), o deputado Diogo Moraes (PSB) também ficará de fora da próxima legislatura.

Embora a Alepe tenha ganhado Rosa Amorim (PT), com domicílio eleitoral em Caruaru, e Abimael Santos (PL), que tem atuação em Toritama, o trabalho deles voltado para o Polo de Confecções ainda é uma incógnita, já que ambos não foram eleitos fazendo a defesa dessa pauta e nem da região.

Apesar da sua importância para a economia do estado, o Polo Têxtil necessita de profissionalização, porque muitos desses trabalhadores atuam na informalidade. Mas, entre as demandas mais urgentes está a conclusão das adutoras do Agreste e Alto Capibaribe, já que a água é indispensável para a fabricação, e o término da duplicação da BR-104, que é essencial para o escoamento da produção.

Com o enfraquecimento da representatividade da região no Legislativo, caberá à futura governadora, Raquel Lyra (PSDB), ter um olhar mais sensível para a localidade onde ela foi majoritária.

Crescimento da bancada
Com a decisão do ministro do TSE, Ricardo Lewandowski, de reconhecer a elegibilidade de Lula Cabral, o Solidariedade passará a contar com quatro deputados na Alepe. Também foram eleitos Gustavo Gouveia, Luciano Duque e Fabrizio Ferraz.

Viagem internacional
Governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB) viaja esta semana para Inglaterra, onde participará de um curso em Oxford, junto a outros gestores brasileiros. Antes, a tucana concede entrevista ao jornalista Roberto D’Ávila, no Rio de Janeiro.

Conexão
Primeira senadora eleita para representar Pernambuco, Teresa Leitão (PT) viajou ontem (20), para Brasília, onde participará de um seminário promovido pelo Senado Federal. A petista também vai aproveitar o momento para se familiarizar com a nova Casa Legislativa da qual fará parte em 2023.

Agressividade
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PSDB), foi hostilizado por bolsonaristas em um resort na Bahia. No vídeo é possível ouvir o político sendo chamado de “ladrão” e “vagabundo”. Maia respondeu com um “L”, usado por apoiadores de Lula.

Ascensão
O ex-presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, foi eleito presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento neste domingo (20). O economista foi indicado pelo Brasil e assumirá um mandato de cinco anos. Goldfajn será o primeiro brasileiro a presidir o BID, em mais de 60 anos de história do banco.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO