Cenário Político: os prováveis adversários de João Campos

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
30 de novembro de 2022 às 00h00min
Foto: Marcos Pastich

Coluna da quarta

Após um mês desde a realização do segundo turno em Pernambuco, já começam a surgir, nas coxias, os prováveis nomes que poderão enfrentar João Campos (PSB) nas urnas em 2024. Essa será a primeira eleição dessa geração que os socialistas irão disputar longe do comando do Governo do Estado.

Único gestor de uma capital comandada pelo PSB em todo o país, João Campos terá o desafio de unir a Frente Popular em torno desse projeto, principalmente o PT, que além de contar com a força do presidente Lula, desde 1985 disputa a Prefeitura do Recife de forma ininterrupta.

Em 2020, a oposição lançou múltiplas candidaturas e fracassou na estratégia, colocando dois postulantes de esquerda no segundo turno. Já despontam nos bastidores alguns nomes mais próximos a Raquel Lyra (PSDB), como Mendonça Filho (UB), Daniel Coelho (Cidadania) e a vice eleita, Priscila Krause (Cidadania). 

No campo bolsonarista, o deputado André Ferreira (PL) e o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto (PL) também já mostraram disposição para concorrer à PCR, mas apenas um deles contará com o aval da sigla. Ambos os grupos devem travar uma batalha interna para obter esse protagonismo.

Boa gestão
Até o momento, não há nada que justifique a não reeleição de João Campos (PSB) em 2024. Além das entregas que o prefeito tem feito nos últimos meses, o socialista vem buscando modernizar a máquina pública e atraindo novos investimentos para gerar novos empregos no Recife.

Oposição à esquerda 
Assim como disputou o Governo de Pernambuco este ano, a federação composta por PSOL/Rede também deve concorrer a Prefeitura do Recife em 2024. Dois nomes já despontam como possíveis candidatos: Dani Portela (PSOL) e Túlio Gadêlha (Rede). 

Liderança 
Com saldo positivo de 3.302 postos de trabalho formais, o Recife foi a capital do Nordeste que mais criou empregos com carteira assinada no mês de outubro. Já Pernambuco, também se destacou e ficou entre os seis melhores do país, de acordo com dados do Novo Caged.

Disputa interna
Não é só Mano Medeiros que está de olho no comando da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes a partir de 2025. Quem também se animou para concorrer ao governo municipal foi o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa. O detalhe, é que ambos são filiados ao Partido Liberal.

Prejuízo 
Entidades ligadas à educação superior no Brasil afirmaram que o governo federal efetuou um novo bloqueio de verbas para entidades de ensino. Em Pernambuco, cinco das seis instituições federais foram atingidas, somando R$ 29,6 milhões.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO