A Prefeitura do Recife entregou, nesta quinta-feira (22), a milésima obra concluída pelo Programa Parceria este ano. A iniciativa, que executa intervenções de infraestrutura nos bairros junto com a população, concluiu em 2022 o maior número de intervenções da história. O prefeito João Campos (PSB) vistoriou a intervenção de contenção de encosta, que fica na Rua do Candomblé, bairro da Linha do Tiro, e foi feita em alvenaria armada, com três cintas e tela argamassada.
Na ocasião, o prefeito João Campos lembrou que, além da marca recorde de entregas, o Parceria recebeu também o Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), considerado o prêmio mais prestigiado de habitação sustentável do mundo.
“Hoje é um dia histórico. Nós garantimos que iríamos sair de 150 obras do Parceria por ano e chegar em 1.000 obras. E hoje a Defesa Civil entregou a obra de número 1.000, neste ano, para a cidade do Recife. Essa equipe da Defesa Civil do Recife é a melhor do Brasil e ainda vai fazer muito pela cidade”, ressaltou o prefeito. “E o programa Parceria foi premiado pela ONU Habitat como o programa de habitação sustentável mais importante do mundo, recebemos esse prêmio neste ano na Turquia. Neste ano foram 1000 obras e no próximo ano queremos passar desse número”, acrescentou.
O programa é desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec). Este ano, as obras concluídas já beneficiaram 2.400 famílias e outras 347 estão em andamento, garantindo mais segurança e qualidade de vida para 1330 famílias. O secretário executivo de Defesa Civil do Recife, Coronel Cássio, fez um agradecimento a todos os envolvidos.
Com o Programa Parceria, a Defesa Civil do Recife fornece projeto, material e orientação técnica para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra. Os serviços realizados incluem tratamento de encosta com soluções técnicas de rip rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhoria de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimão; e melhorias habitacionais (fossa séptica, revestimentos e recuperação de paredes).
O Programa Parceria foi a primeira iniciativa do Nordeste, e a quinta do Brasil em mais de 30 anos de premiação, a ganhar o Pergaminho de Honra da ONU-Habitat. O prêmio reconhece contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação, destacando a situação das pessoas que vivem na pobreza ou que foram deslocados de seus territórios. A premiação inclui também contribuições no campo do desenvolvimento, incluindo a melhoria da vida urbana, o fornecimento de moradias e, com destaque, a atenção aos mais vulneráveis.