Cenário Político: semana decisiva para Paulo Câmara

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
26 de dezembro de 2022 às 00h00min
Foto: Heudes Regis

Coluna da segunda

Na última semana, aliados de Paulo Câmara (PSB) iniciaram uma verdadeira força-tarefa para que o governador ocupe um dos ministérios a partir do próximo ano. Integram a lista de declarações públicas: Carlos Veras, Humberto Costa e Teresa Leitão, do PT, além de Eriberto Medeiros e Pedro Campos, do PSB.

Paulo era cotado para assumir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, mesma pasta ocupada por Eduardo Campos no primeiro governo Lula, mas na última semana, a presidente nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, foi anunciada para o posto.

Até o momento, 21 dos 37 ministérios já foram preenchidos com indicações e a expectativa é de que Lula anuncie os demais nomes até amanhã (27). O PSB foi contemplado com as pastas de Justiça e Segurança Pública, Indústria e Comércio, Portos e Aeroportos, além da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Paulo Câmara foi essencial na costura para o retorno da aliança entre PSB e PT, que resultou na vitória presidencial. Sendo esse um dos motivos para que aliados do socialista defendam seu nome no primeiro escalão. Ele pode ser uma indicação pessoal de Lula, já que ambos possuem boa relação.

Alternativa
Um outro caminho poderia ser emplacar Paulo Câmara na chefia de algum órgão federal com atuação voltada para o Nordeste. De certa forma, o movimento também fortaleceria o PSB na região. Na última semana o governador se reuniu com Lula, mas o conteúdo da conversa não foi revelado.

Dificuldades
À frente do Governo do Estado nos últimos 8 anos, Paulo Câmara (PSB) enfrentou algumas crises, como a política e sanitária, a exemplo da relação conflituosa com o governo Bolsonaro e a pandemia da Covid-19. Apesar das adversidades, o gestor conseguiu manter as contas públicas equilibradas.

Inauguração
O governador Paulo Câmara (PSB) entrega, nesta segunda (26), o Centro de Hemodiálise de Caruaru, erguido no terreno do Hospital Mestre Vitalino. O serviço vai funcionar em uma área de 1.045 m2 e contará com 62 leitos. A previsão inicial era de que o equipamento custasse R$ 3,1 milhões.

Prazo
Existia uma expectativa para que Raquel Lyra (PSDB) anunciasse o secretariado após a diplomação. Esse prazo vinha sendo trabalhado entre os mais próximos da tucana. Passou o Natal e nenhum nome ainda foi revelado. Tudo indica que até a próxima sexta (30), a governadora eleita vai oficializar.

Homenagem
O ministro do STF e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, está entre os brasileiros do ano, da revista Istoé. “Xandão”, como foi apelidado por bolsonaristas, teve um papel importante nas eleições, quando aplicou a lei contra os que procuraram ferir a democracia a todo momento.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO