Cenário Político: Raquel segue administrando estratégia 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
28 de dezembro de 2022 às 00h00min
Foto: Janaina Pepeu

Coluna da quarta

Ao contrário de outros governadores e até mesmo do presidente eleito, Raquel Lyra (PSDB) tem mantido sigilo total sobre a formação do seu primeiro escalão. Após entrevistá-la, ontem (27), o JC revelou que a futura governadora vai anunciar os nomes amanhã (29), com a nomeação marcada para a próxima terça (2). A informação foi confirmada pela coluna com uma fonte ligada à tucana.

Na sua primeira administração enquanto prefeita de Caruaru, Raquel anunciou seus auxiliares quatro dias antes de assumir o comando do Palácio Jaime Nejaim. Já quando foi reeleita em 2020, a então gestora estendeu o prazo e apresentou o secretariado apenas no dia 1º de janeiro do ano seguinte, poucas horas antes da posse.

Quem acompanha a tucana, sabe que ela tem seu estilo próprio de fazer política, muito diferente do convencional. O método não tem sido diferente dos anos anteriores, causando uma grande ansiedade e até críticas da classe política. Fato é que Raquel nunca cedeu a pressões, mas comandar Pernambuco é diferente de gerir um município e ela precisará ser um pouco mais maleável para não se tornar alvo de bombardeios já agora.

Almoço surpresa
Amigos, familiares e a equipe que acompanha Priscila Krause (Cidadania) ao longo dos 18 anos de vida pública organizaram um almoço em clima de confraternização para a futura vice-governadora. O momento também contou com uma homenagem à deputada.

Incentivo
A Prefeitura do Recife encerra o ano abrindo novas portas para a produção cultural na cidade, com o lançamento de editais do Sistema de Incentivo à Cultura. O SIC vai garantir R$ 7,8 milhões em investimentos diretos da Prefeitura e R$ 4,2 milhões via mecenato.

Cotado
O PT de Pernambuco vai reivindicar, nesta quarta (28), um espaço no primeiro escalão do governo Lula. O nome escolhido é o do deputado federal reeleito, Carlos Veras, que se fortaleceu bastante junto aos dirigentes da sigla após a grande votação que recebeu em outubro.

Entregas
Em meio às especulações se Paulo Câmara (PSB) será ou não ministro de Lula, o gestor, que encerra no próximo sábado (31) um ciclo de oito anos à frente do Governo do Estado, tem investido em inaugurações. O socialista era cotado para o Ministério do Planejamento, que será entregue a Simone Tebet (MDB).

Antecipação
Para o presidente do TCU, Bruno Dantas, Simone Tebet (MDB) no Ministério do Planejamento “é o nome certo, no lugar certo, na hora certa”. Apesar de Lula ainda não ter oficializado os próximos nomes, o ministro se antecipou no anúncio e comemoração.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO