O deputado federal Pedro Campos (PSB) alfinetou a governadora Raquel Lyra (PSDB) por “surfar” em uma obra idealizada pela gestão do irmão dele, o prefeito do Recife, João Campos (PSB). O recado foi dado pelo parlamentar socialista, depois das imagens publicadas pela tucana em que ela praticamente confunde a própria audiência, “esquecendo” de citar que o Hospital da Criança é uma realização da Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal.
Logo após a reunião com prefeitos, realizada no Palácio do Campo das Princesas, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, visitaram duas obras incluídas no Novo PAC: a do Canal do Fragoso, em Olinda, que é tocada pelo Governo do Estado, e a da Hospital da Criança do Recife, comandada pela gestão municipal.
Tanto Raquel quanto João participaram das duas agendas e ambos evitaram publicar imagens um do outro em suas próprias redes sociais, o que é natural, já que apesar do momento de convergência institucional ao lado dos ministros, eles não deixam de ser opositores políticos. Entretanto, as fotos e vídeo publicados pela governadora na obra do hospital, logo após a visita ao Canal do Fragoso trazem apenas ela, auxiliares e os ministros em primeiro plano, dando a entender que a unidade de saúde infantil também é um “feito” da gestão Raquel.
“Olinda ➡️ Recife. Ainda com o ministro Rui Costa, vim visitar a obra do Hospital da Criança do Recife”, diz a legenda da governadora, sem qualquer menção de que é uma obra da Prefeitura ou qualquer imagem que mostre o prefeito, mesmo que de relance.
Em meio à estratégia que Raquel Lyra tem adotado para tentar alavancar sua popularidade na Região Metropolitana, o episódio transpareceu até um certo “desespero político” e não passou batido por aliados de João. Logo após as publicações da governadora, Pedro Campos, que também participou da visita ao hospital, afirmou em tom irônico que Raquel Lyra estaria “passando recibo”.