Através de um projeto de lei de autoria do vereador Lula Tôrres (PSDB), os cinemas de Caruaru deverão reservar, obrigatoriamente, uma sessão especial voltada exclusivamente para pessoas do espectro autista. O PL já foi aprovado por unanimidade em primeira discussão na Câmara Municipal e agora precisa ser aprovada em segundo turno, para seguir para sanção do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB).
A chamada “Sessão Azul” deverá acontecer mensalmente, será identificada na entrada com o símbolo mundial do espectro autista e deve ter o volume regular mais baixo, não exibir trailer antes do filme, além de contar com a iluminação reduzida. O objetivo da iniciativa é promover inclusão e auxiliar pais e responsáveis de pessoas autistas no tratamento.
“Nossa ideia, apresentando este projeto, é fazer com que Caruaru promova mais inclusão cultural as famílias que tem alguém com o transtorno autista em casa. Sabemos dos desafios que estas pessoas enfrentam, e utilizar a política para mudar positivamente a qualidade de vida dessas famílias e das pessoas com transtorno do espectro autista é uma missão que assumimos trazendo o PL à tona” destaca o vereador Lula Tôrres.
Após a aprovação, o projeto segue para o Executivo. Se sancionado, os cinemas terão o prazo de 60 dias para se adequarem à lei a partir da data da sua publicação.