Durante a sessão desta terça-feira (16), vereadores foram à tribuna e não pouparam críticas à Prefeitura de Caruaru. O assunto sobre a poda das árvores da Rua 15 de Novembro gerou discussão entre os parlamentares. O líder do governo, Bruno Lambreta (PDT), tentou amenizar a situação apresentando números de árvores que foram realocadas para os diversos parques da cidade. Entretanto, a informação não convenceu os vereadores que continuaram reprovando a maneira como o projeto começou a ser executado.
Um deles foi Fagner Fernandes (AVANTE), que recentemente deixou a base do governo. Em sua fala, o parlamentar destacou que a prefeita Raquel Lyra (PSDB) estaria descumprindo diversos códigos, entre eles o Art. 159 da Lei Orgânica do Município, que assegura a todos os cidadãos o direito ao meio-ambiente ecologicamente saudável.
“A senhora ‘tá’ infringindo a lei. Se é lei de recolhimento de animais, não faz, se é lei na questão de placas de inauguração, também não faz. É uma prefeita que não respeita a lei municipal. Não respeita a lei e não respeita esta Casa, a partir do momento que esta Casa é quem aprova a lei”, criticou Fagner.
O parlamentar ainda comentou outra decisão da gestão municipal, citando um projeto de sua autoria.
“Nós tivemos a lei pedindo transparência, ela vetou. Ela não gosta de leis! Nós fazemos leis nesta casa, mas ela não gosta”, concluiu.
Em fevereiro, a tucana barrou um Projeto de Lei para que a lista de espera dos pacientes aguardando por cirurgias eletivas na rede pública municipal de saúde fosse publicada na internet e atualizada mensalmente. Este foi o primeiro veto do ano da prefeita.