Durante toda esta quarta-feira (14), mais de 200 cidades realizaram protestos contra os cortes na educação. Os atos reuniram estudantes, professores e aconteceram em todos os Estados, além do Distrito Federal. Universidades e Escolas também fizeram paralisação.
O bloqueio de parte do orçamento anunciado pelo MEC ainda no fim de abril, atingiu diretamente as Universidades e os Institutos Federais. O corte pode causar paralisação de atividades nas instituições federais.
Esse foi a primeira grande manifestação nacional enfrentada por Bolsonaro, desde o início do seu governo. O presidente se encontra em Dallas, nos EUA. Durante a visita, o presidente foi questionado sobre os atos no Brasil e atacou os manifestantes.
“É natural, é natural. Agora… a maioria ali é militante. É militante. Não tem nada na cabeça. Se perguntar 7 x 8 não sabe. Se perguntar a fórmula da água, não sabe. Não sabe nada. São uns idiotas úteis, uns imbecis que estão sendo utilizados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo de muitas universidades federais do Brasil”, afirmou Bolsonaro.
Em Caruaru, a manifestação contou com cerca de 3,5 mil pessoas, que percorreram as ruas da cidade pacificamente, gritando palavras de ordem.