Neste 1º de julho, aniversário de 110 anos de emancipação política do município de Afogados da Ingazeira, o governador Paulo Câmara (PSB) participou de uma agenda administrativa que contou com uma série de inaugurações, ao lado do prefeito José Patriota (PSB). Entre elas, a abertura do Centro Especializado em Reabilitação, tipo III – CER III Gov. Eduardo Henrique Accioly Campos, um serviço especializado em reabilitação física, auditiva e visual.
O governador esteve acompanhado do senador Humberto Costa (PT), do deputado federal João Campos (PSB) e de Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos – cujo nome batiza o centro – além de outras autoridades. Ele comentou a entrega do equipamento em meio a um momento de tantas dificuldades no cenário nacional. “Viemos ao Pajeú sabendo que vamos renovar as energias para continuar a trabalhar por um Pernambuco melhor, mais igual, que oferece serviços de qualidade à população. É isso que temos buscado fazer”, afirmou.
Com um investimento de mais de R$ 5 milhões, o Centro de Reabilitação atenderá pacientes nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia ou neurologia.
Em visita ao Sítio São João, ao lado do secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, e de sua comitiva, o governador garantiu segurança hídrica para 345 famílias moradoras das comunidades São João Velho, São João Novo, Lajedo e Manoel Soares, totalizando mais de 1,7 mil habitantes beneficiados. Os moradores vão poder, a partir de agora, contar com 90 mil litros de reserva, o que vai permitir o desenvolvimento da agricultura familiar da região. Com um aporte de R$ 1,6 milhão assegurados pelo Governo do Estado, foi possível perfurar também poços tubulares, tornando este o maior sistema de abastecimento de água rural do Sertão do Pajeú, com uma rede autossustentável e de referência.
“A gente fica satisfeito em levar água a locais que esperam há tanto tempo, diante de um mundo tão rápido. Nós estamos implantando o sistema de abastecimento aqui bem feito, que foi bem pensado, bem planejado, que vocês vão saber cuidar muito bem dele e fazer muito bom uso dessa água. Uma água que não vai servir apenas para o dia a dia das casas, mas vai ser utilizada principalmente para a agricultura familiar, para a produção, para a geração de emprego e de renda”, afirmou o governador.