Após a assessoria do secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, divulgar uma nota sobre uma nova filiação do vereador licenciado ao Patri, uma declaração do presidente municipal da sigla, Heleno Oscar, veio a público afirmando que Alberes não integra os quadros do partido.
A assessoria do Secretário afirma que Alberes se filiou ao Patri em 12 de julho, mas a informação só foi divulgada hoje (30), mesmo dia em que Moysés Santos (Patri) tomou posse na Câmara de Caruaru, após o TRE considerar que Alberes Lopes cometeu infidelidade partidária ao se desfiliar do PRP – que incorporou-se ao Patriota e se tornou Patri – em 2018 e ingressar no PSC. Cabe recurso da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), mas ainda assim, Alberes buscou soluções por outro caminho.
O movimento da defesa de Alberes tenta barrar a condenação por infidelidade partidária, já que o vereador licenciado voltou ao partido de origem. Entretanto, ao consultar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o secretário não aparece filiado a qualquer partido.
A assessoria de imprensa de Alberes Lopes garante que o secretário intregra o Patri e que a filiação foi realizada junto ao diretório estadual. Além disso, a assessoria jurídica afirmou que o nome de Alberes não consta no sistema do TSE, porque as listas das legendas com a atualização de filiados das siglas são enviadas ao TRE nos meses de abril e outubro.