Cenário Político: De volta ao Palácio

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
1 de junho de 2020 às 00h00min
Foto: Aluisio Moreira

Após concluir o período de isolamento domiciliar por ter testado positivo para o novo coronavírus, tudo indica que o governador Paulo Câmara (PSB) retorna suas atividades no Palácio do Campo das Princesas hoje (1º). Também nesta segunda, será anunciado pelo Governo do Estado um plano de retomada das atividades econômicas em Pernambuco. A liberação das atividades será de forma gradativa, respeitando as orientações sanitárias e com um período de 11 semanas para ser totalmente colocada em prática.

Ainda neste domingo (31) foi encerrado o período de lockdown em cinco cidades (Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata). Elas representam 75% dos casos confirmados  e 68% dos óbitos da Covid-19 em Pernambuco. Apesar do fim da quarentena rígida, como o governo prefere chamar, o isolamento social e o uso de máscaras permanecem em todo o estado.

A expectativa é que as óticas e a construção civil estejam inseridas neste primeiro momento. O novo decreto publicado neste domingo (31) estende a suspensão do funcionamento de salões de beleza, barbearias, academias de ginástica, clubes sociais, cinemas, teatros e a realização de jogos e partidas de futebol até 15 de junho de 2020, podendo ser prorrogadas, alteradas ou revogadas antecipadamente. Chamado de ditador durante os 71 dias de fechamento do comércio em Pernambuco, o aceno de Paulo Câmara ao setor produtivo tenta diminuir o impacto econômico para alguns serviços.

O governo alega que o relaxamento só é possível por uma estabilidade na curva, que seria resultado do lockdown nos últimos 15 dias, na RMR. Ao que parece, o estado só tem considerado os números dessas cinco cidades, que mais parecem uma ilha dentro de Pernambuco, e prefere ignorar os casos que continuam crescendo no interior. O retorno das atividades econômicas é importante, mas é preciso que o governo atue com investimentos na saúde em todos os municípios com casos da Covid-19, sem se eximir da responsabilidade.

Contramão – Mesmo com o novo decreto assinado ontem (31), pelo governador Paulo Câmara (PSB), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB) bateu o pé e manteve a abertura do comércio para esta segunda (1º). O gestor sertanejo dividiu o plano de retomada econômica do município em cinco fases, que acontecerão até agosto.

Farpas – No último sábado (30), o deputado federal João Campos (PSB) e o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), protagonizaram uma troca de acusações pelo Twitter. O dois são pré-candidatos a prefeito do Recife e resolveram apimentar o clima com as irregularidades na compra dos respiradores feitas pelo prefeito Geraldo Julio (PSB).

Atos – Manifestações contra e pró-Bolsonaro saíram de Brasília e se estenderam para outras capitais. Apesar do abismo social em que a população está inserida nos dias atuais, as aglomerações não deixaram de acontecer, contrariando orientações das organizações de saúde.

Atrasada – Apesar da demora em apresentar um novo modelo para os amantes da festa junina, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) vai revelar os detalhes do “São João Solidário”, nesta segunda-feira (1º), às 10h, através das mídias sociais da Prefeitura de Caruaru. 

Adiada – Ficou para amanhã (02) a participação do secretário de Educação, Henrique Oliveira, da Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Caruaru. O gestor vai poder responder os diversos questionamentos que têm surgido nesse período de pandemia pelos parlamentares, e prestar contas do seu trabalho à frente da pasta. As sessões têm acontecido de forma virtual, sempre às 16h.

Descaso – Desde o início da pandemia, os alunos da rede municipal de ensino receberam apenas um kit alimentar, responsável por substituir a merenda neste período. Até o momento, a Secretaria de Educação segue em silêncio sobre um cronograma.kit.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO