Coluna da quinta: os efeitos da federação PSDB-Solidariedade em PE

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
9 de maio de 2024 às 00h00min
Foto: Thiago Calazans

Caso a governadora Raquel Lyra (PSDB) se mantenha no PSDB e aborte a ideia de ir para o PSD do ministro André de Paula como vinha sido cogitada no ano passado, ela pode ter que dividir o mesmo espaço que a sua principal adversária em 2022 e crítica da sua gestão, a ex-deputada Marília Arraes (SD).

PSDB e Solidariedade iniciaram um diálogo visando uma federação entre os dois partidos. A primeira conversa aconteceu na terça (7) e contou com nomes conhecidos das duas legendas como o ex-deputado Paulinho da Força e o deputado Aécio Neves, que por ironia do destino, foi o responsável por abonar a ficha de filiação da então deputada Raquel em 2016.

De acordo com a assessoria da legenda tucana, ficou acertado que, nos próximos dias, os dois partidos se reunirão com o Cidadania, que já se encontra federado ao PSDB, para avançar com a proposta. Caso a federação se concretize, os efeitos só serão aplicados no pleito de 2026. Apesar disso, o espaço ficará inviável para qualquer uma delas, não só pelo clima do último pleito estadual, mas pelo fato de defenderem projetos distintos. 

Vice-presidente regional do Solidariedade, Marília não deve abrir mão do posto que ocupa e, conhecendo o perfil de Raquel, ela jamais ficaria um segundo sequer no mesmo espaço que sua rival. A consolidação da nova federação deve ser decisiva para os caminhos partidários da chefe do Executivo estadual.

Insatisfação – A ausência de Jarbas Filho (MDB) na votação do fim das faixas salariais foi interpretada, nos bastidores, como um recado ao Palácio do Campo das Princesas. Uma fonte revelou à coluna que o emedebista anda incomodado com a forma como vem sendo tratado pela governadora Raquel Lyra (PSDB). 

Acaso – Coincidência ou não, o anúncio de Gabriel Cavalcante na Secretaria de Segurança Cidadã do Recife, comandada pelo MDB, aconteceu logo após o fim da votação das faixas salariais, em que o deputado Jarbas Filho (MDB) levou falta. O movimento foi sentido como uma mensagem de que o partido está unido no campo oposto à governadora Raquel Lyra (PSDB).

Gesto retribuído – Nesta sexta (10), a governadora Raquel Lyra (PSDB) cumpre agenda em São Joaquim do Monte ao lado do vice-líder do Governo na Alepe, deputado Joãozinho Tenório (PRD). A presença da tucana na cidade para participar da inauguração do pórtico da cidade e fazer uma visita à PE-109 é vista como um grande gesto ao aliado, que desde o princípio da gestão tem atuado de forma exemplar.

Conquista – Em agenda realizada nesta quarta (8), ao lado do presidente da Compesa, Alex Campos, a deputada Débora Almeida (PSDB) anunciou que, em breve, a governadora estará em São Bento do Una para entregar o início das obras da adutora que vai abastecer o município. Um importante avanço para o histórico problema de abastecimento no município.

Reconhecimento – O deputado Henrique Queiroz Filho (PP) recebeu, nesta quarta (8), um dos representantes dos aprovados do concurso da Polícia Penal de 2021. Ele esteve no gabinete do parlamentar para entregar um dos prêmios que reconhece o trabalho em prol da nomeação do grupo.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO