O novo normal de Raquel Lyra

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
28 de julho de 2020 às 00h00min
Foto: Divulgação/PMC

Coluna da terça-feira

Devido ao cenário de pandemia durante o período eleitoral, aglomerações com passeatas e comícios dificilmente irão acontecer em Caruaru, o que será um grande prejuízo para quem está acostumado a fazer campanha da forma tradicional. As circunstâncias acabam favorecendo quem está à frente do governo e vai em busca de se manter no comando, que é o caso de Raquel Lyra (PSDB).

Evitando entrar em polêmicas, a gestora decidiu aproveitar as vantagens de ter a máquina na mão e mudou a estratégia, ignorando as críticas que vem recebendo dos adversários sobre as ações de combate à Covid-19 no município. Ao que parece, a tucana manteve os secretários na linha de frente e saiu do foco da epidemia para embarcar de vez no clima pré-eleitoral, deixando claro que a prioridade agora é a reeleição.

A prefeita tem intensificado agendas institucionais fora do gabinete, fazendo visitas em obras e inaugurações simbólicas. Aproveitando os espaços publicitários nas mídias tradicionais, Raquel tem investido na divulgação dessas ações em comerciais de Rádio e TV. Nas mídias sociais, ela detém o maior número de seguidores entre os pré-candidatos. A gestora também possui uma boa estrutura de comunicação e consegue interagir bem nessas plataformas, o que fará total diferença neste novo formato de eleições.

Dificuldade – Sem dúvida, um dos calos da prefeita Raquel Lyra (PSDB) nesse período foi a falha na distribuição dos kits alimentares, que nos últimos dias parece aos poucos ter sido regularizada, após decisão judicial. Novas remessas serão distribuídas hoje (28), em mais escolas da rede municipal de ensino. 

Destino – Após assumir a presidência do PSB em Caruaru, o vereador Marcelo Gomes iniciou uma série de conversas com partidos que fazem parte do mesmo campo político dos socialistas. Uma das reivindicações do partido é ser protagonista em uma chapa majoritária. O anúncio sobre a decisão deve acontecer apenas próximo as convenções.

Missão – Oposição à prefeita Raquel Lyra (PSDB) em Caruaru, o partido do governador Paulo Câmara (PSB) busca montar uma estratégia para tentar impedir a reeleição da tucana. Outros aliados do Palácio do Campo das Princesas também esperam por um gesto dos socialistas.

Patrimônio – A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou o projeto do deputado estadual Manoel Ferreira (PSC), que torna a Escola Bíblica Dominical como Patrimônio Imaterial de Pernambuco. O parlamentar é pastor evangélico.

Campanha – Visando aumentar a popularidade no Nordeste, aliados de Bolsonaro tem fortalecido o nome do presidente em uma campanha com outdoors por todo o estado. As peças publicitárias fazem ênfase a ações voltadas para a pandemia na região.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO