Wolney estica a corda no Recife

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
31 de julho de 2020 às 00h00min
Foto: Alexandre Amarante

Coluna da sexta-feira

Presidente do PDT em Pernambuco e líder da sigla na Câmara Federal, o deputado Wolney Queiroz ainda não digeriu o lançamento da pré-candidatura do também deputado Túlio Gadêlha a prefeito do Recife. Não é de hoje que os dois não se bicam e defendem rumos diferentes para o partido no estado, e a tendência é de que o acirramento aumente nos próximos dias.

De acordo com o caruaruense, os rumos que o PDT vai tomar nas eleições da capital pernambucana só serão definidos em convenção municipal. Com o apoio de Wolney, a ex-secretária de Habitação do Recife, Isabella de Roldão (PDT), também colocou o nome à disposição do partido para disputar a eleição majoritária. O movimento certamente fragiliza o projeto encabeçado por Túlio.

Wolney nunca escondeu de ninguém o desejo de apoiar a pré-candidatura de João Campos (PSB). A entrada de Isabella no jogo pode acabar forçando uma disputa interna, o que servirá para desarticular o plano de Túlio. Pelo visto, para tentar diminuir o estrago que pode impactar nas urnas, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, terá muito trabalho pela frente.

Combate – Juntos, os deputados Zé e Wolney Queiroz comandam o PDT em Pernambuco há mais de 20 anos. A disputa com Túlio Gadêlha não é só relacionada a Prefeitura do Recife, mas passa também por uma mudança geracional e busca de protagonismo dentro do partido. Os dois grupos têm muito mais divergências do que convergências, que vêm ficando mais visível em cada declaração.

Indicação aprovada – Alvo de dois inquéritos no Brasil, o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, teve o nome aceito como diretor-executivo do Banco Mundial. O anúncio foi feito nesta quinta (30). Ele deixou o governo Bolsonaro após causar diversas polêmicas à frente do MEC. Weintraub representará um grupo formado por nove países.

Sororidade – A deputada federal Marília Arraes (PT) saiu em defesa da ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes. Ela foi alvo de ofensas por parte de um assessor do Ministério Público, durante reunião virtual. Ana é hoje a única mulher no TCU, situação parecida com a de Marília, que é a única mulher a representar Pernambuco no Congresso.

Cobranças – A prefeita Raquel Lyra (PSDB) se reuniu ontem (30), com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Pernambuco. As demandas solicitadas pela tucana buscam proporcionar mais segurança e fluidez no trânsito da cidade. A via local da BR-104, foi um dos espaços visitados.

Bem na fita – Apoiado pelos ex-senadores Armando Monteiro Neto e Douglas Cintra, ambos do PTB, Vitinho Maia recebeu a missão de comandar a juventude do partido em Pernambuco. O anúncio foi feito ontem (30), em um encontro que aconteceu no escritório político de Armando, no Recife.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO