Coluna da quarta-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
9 de setembro de 2020 às 00h00min
Foto: Jefferson Rudy

As credenciais de Armando 

Em meio a todo esse imbróglio envolvendo a proibição de apoio do PTB ao DEM e PSDB nas eleições deste ano, o fato vai servir para sublinhar o peso que o ex-senador Armando Monteiro Neto possui dentro do partido. Ao que tudo indica, Pernambuco deve ser um dos poucos estados a permitir essa aliança em municípios acima de 200 mil eleitores, a exemplo do Recife com Mendonça Filho (DEM) e em Caruaru com Raquel Lyra (PSDB), cidades estratégicas no mapa político de Armando. 

Toda essa confusão iniciou após o presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson, baixar uma resolução vedando alianças com essas duas siglas, por terem posicionamentos contrários ao governo Bolsonaro. O ex-deputado que já foi preso por envolvimento em corrupção tem se colocado no momento como um dos maiores bolsonaristas, chegando a replicar falas mais radicais em defesa do presidente. 

Uma ameaça de intervenção nas costuras realizadas pelo PTB em uma dessas cidades seria tirar todo o protagonismo construído por Armando ao longo do tempo, tendo em vista a sua história dentro da legenda. Respeitado na arena política por sua atuação, um impedimento nesses municípios seria uma agressão ao projeto erguido pelo petebista.

Efeito cascata – Caso o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, resolva intervir no apoio da sigla ao projeto de reeleição de Raquel Lyra (PSDB), o movimento seria um duro golpe no ex-senador Douglas Cintra (PTB), que além de apoiar a tucana, corre por fora para tentar ocupar a vice na eleição deste ano, que atualmente é ocupada por Rodrigo Pinheiro (PSDB).

Último dia – O Partido Socialista Brasileiro (PSB), que é presidido em Caruaru pelo vereador Marcelo Gomes decidiu fazer a convenção no dia 16 de setembro. O encontro será de forma virtual, às 19h. Existe uma expectativa do parlamentar disputar a prefeitura em uma composição com o MDB, que pode indicar Tonynho Rodrigues para a vice.

Seguindo o protocolo – O Partido Social Liberal (PSL) realiza hoje, às 11h, a convenção que vai homologar o nome de Manoel Santos à vice e também dos pré-candidatos a vereador. Os veículos de imprensa que confirmaram presença previamente, poderão fazer a cobertura do evento desde que sigam os protocolos recomendados. 

Explicações – O Ministério Público Eleitoral em Pernambuco encaminhou, na última sexta-feira (04), ofício ao governador Paulo Câmara (PSB) solicitando explicações sobre a edição do decreto n° 49.393, de 03 de setembro de 2020, que flexibilizou medidas para realizar eventos institucionais e corporativos. A decisão foi tomada em meio à pandemia e também durante o processo das convenções eleitorais, que acontecem até o dia 16 de setembro.

Segurança – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso, divulgou nesta terça-feira (09) o plano de segurança sanitária contra o novo coronavírus para as eleições municipais deste ano. De acordo com o documento, a pessoa não poderá entrar nas seções eleitorais e em locais de votação sem a máscara de proteção. A Justiça eleitoral também solicita que a população leve a própria caneta para assinar o livro de registros do voto.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO