
Lançado no ano passado como uma das principais novidades culturais do Estado, o Festival Pernambuco Meu País retorna ainda mais forte em 2025. A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta (11), que a segunda edição do evento acontecerá entre 25 de julho e 7 de setembro, em 10 municípios do Agreste e Sertão, impulsionando a economia e o turismo locais.
A programação contará com mais de 900 ações gratuitas, entre shows, espetáculos, filmes, mostras de fotografia, feiras de artesanato e cortejos. Para esta edição, o Governo de Pernambuco aportou mais de R$ 30 milhões. A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente no lançamento.
“Este ano vamos realizar um festival ainda maior, alcançando 10 cidades e integrando essa política pública a eventos tradicionais, como a Festa dos Estudantes de Triunfo, o Festival Café Cultural de Taquaritinga do Norte e o Festival do Frio do Vitorino, em Riacho das Almas. A programação começa em 25 de julho, com mais de 900 atrações, sendo 90% contratadas via editais. O objetivo é promover um festival descentralizado, chegando às comunidades mais distantes das sedes municipais, envolvendo toda uma região que será voltada, durante esse período, a fazer de Pernambuco o país da cultura”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.
Participam desta edição as cidades de Salgueiro e Triunfo, de 25 a 27 de julho; Buíque, de 1° a 03 de agosto; Bezerros/Serra Negra e Taquaritinga do Norte, de 8 a 10 de agosto; Pesqueira, de 15 a 17 de agosto; Gravatá, entre de 22 a 24 de agosto; Arcoverde e Riacho das Almas, de 29 a 31 de agosto; e Caruaru, de 5 a 7 de setembro.
A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, destacou como o festival será integrado às programações locais, respeitando e fortalecendo as tradições de cada cidade participante. “Três cidades receberão o palco Pernambuco Meu País dentro das suas festividades: Taquaritinga do Norte, com o Festival do Café; Triunfo, com a Festa dos Estudantes; e Riacho das Almas, no Festival do Frio do Vitorino. Os outros sete municípios receberão todo evento”, detalhou a titular da pasta.
Além do palco Pernambuco Meu País, haverá outros palcos espalhados pelas cidades abordando diversas linguagens, como artes circenses, artes visuais, artesanato, audiovisual, fotografia, gastronomia, literatura, moda, culturas populares, dança e teatro. “O Pernambuco Meu País trabalha todas as linguagens culturais. É feita uma curadoria multidisciplinar com especialistas em todas as áreas, não estamos falando apenas de música. É uma grande festa da cultura que tem desdobramentos muito importantes para a economia do estado de Pernambuco”, evidenciou a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba.
Este ano, o festival homenageia o ceramista caruaruense Mestre Manuel Eudócio (em memória), a mestra do coco de Arcoverde Severina Lopes e o rabequeiro e folclorista da Zona da Mata Mestre Salustiano (em memória).
Estreado no festival, o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, celebrou a chegada da iniciativa à cidade. “Estamos com uma expectativa imensa. Nossa cidade tem uma grande riqueza cultural. Salgueiro depende muito do turismo e da economia local, um evento como o Pernambuco Meu País traz um público grande para a nossa cidade”, disse o gestor municipal.
Em 2025, o festival começa sempre nas quintas-feiras, quando o grupo mambembe Trupe Pernambuco Meu País chega a cada cidade convidando o público para entrar no clima da festa, com muita brincadeira e diversão. Já o FormaPE movimenta as cidades-sede a partir das quartas-feiras com oficinas e workshops.
“Esse exemplo que o Governo do Estado está dando, de incentivar a cultura e espalhar ela por todo o Estado, é um momento muito significativo. A cultura é a alma do nosso povo”, celebrou o deputado estadual João Paulo.
Também estiveram presentes no evento o deputado estadual Joãozinho Tenório, os prefeitos Dió Filho (Riacho das Almas), Lucielle Laurentino (Bezerros), Padre Joselito (Gravatá) e Marcos Cacique (Pesqueira); a secretária estadual de Esportes, Ivete Lacerda; os presidentes da Empetur, Eduardo Loyo; do Porto do Recife, Paulo Nery; do DER, Rivaldo Melo; da Adepe, Ana Luiza Ferreira; e do Grande Recife Consórcio de Transporte, Matheus Freitas.
Programação completa:
- Salgueiro
25/07
Espetáculo Pernambuco Meu País
Kelvis Duran
Adílson Ramos
Juarez
Pablo
DJ Pedro Humberto (intervalos)
26/07
Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho
Douglas Leon
Ramon Schnayder
Xande de Pilares
Xanddy Harmonia
Murilo França DJ (intervalos)
27/07
Coral Aboios de Serrita
Joquinha Gonzaga
Anjo Azul
Mastruz com Leite
Limão com Mel
DJ Kaliu (intervalos)
- Buíque
01/08
Espetáculo Pernambuco Meu País
Antúlio Madureira
Banda de Pau e Corda
Mano Walter
Roberta Miranda
DJ Anunnak (intervalos)
02/08
Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda
Rogéria Dera
Sofia Freire
Silva
Luedji Luna
DJ Spider (intervalos)
03/08
Samba de Coco Raízes de Arcoverde
Barbarize
Jéssica Caetano
Hungria
Xamã
DJ Tiger (intervalos)
- Bezerros (Serra Negra)
08/08
Espetáculo Pernambuco Meu País
Lia de Itamaracá
Banda Ave Sangria
Lobão
Jota Quest
DJ Salvador (intervalos)
09/08
Afoxé Alafin Oyó
Renata Rosa
Tássia Reis
Mago de Tarso
Baiana System
DJ Ari Falcão (intervalos)
10/08
Clube Carnavalesco Vassourinhas de Olinda
Morganna Bernardo
Cátia de França
Frevo Mulher (Nena Queiroga, Gaby Amarantos, Maria Gadú e Roberta Sá)
Teatro Mágico
DJ Renna (intervalos)
- Pesqueira
15/08
Espetáculo Pernambuco Meu País
Doralyce
Teto
L7nnon
Matuê
DJ Baloo (intervalos)
16/08
Mestre Anderson Miguel e a Ciranda Raiz da Mata Norte
Nando Cordel
Xangai
Juliana Linhares
Zeca Baleiro
DJ Big (intervalos)
17/08
Coco de Mulheres
Cascabulho
Clara Sobral
Michele Andrade
Vitor Fernandes
DJ Nuno (intervalos)
- Gravatá
22/08
Espetáculo Pernambuco Meu País
Fagner Chagas
Dorgival Dantas
Mara Pavanelly
Tarcísio do Acordeon
DJ Armandinho Reggae (intervalos)
23/08
Afoxé Omim Sabá
Lucas dos Prazeres
Gerlane Lopes
Diogo Nogueira
Alexandre Pires
DJ João Guerra (intervalos)
24/08
Família Salustiano e a Rabeca Encantada
Chico Chico
Lenine
Biquini Cavadão
Falcão
DJ 440 (intervalos)
- Arcoverde
29/08
Espetáculo Pernambuco Meu País
Lirinha
Nação Zumbi
Wiu
Maneva
Renato L (intervalos)
30/08
Samba de Coco Irmãs Lopes
Mestre Ambrósio
Viradouro
Mart´nália
Seu Jorge
Infa Vermelho (intervalos)
31/08
João do Pife e Banda Dois Irmãos
Quinteto Violado
Petrúcio Amorim
Batista Lima
Projeto Dominguinho (João Gomes, Mestrinho e Jota.pê)
Duart (intervalos)
- Caruaru
05/09
Espetáculo Pernambuco Meu País
Junio Barreto
José Augusto
Fábio Jr
Alcione
DJ Vibra (intervalos)
06/09
Maracatu Piaba de Ouro
Lucas Mamede
Tiago Iorc
Criolo
Iza
DJ Nadejda (intervalos)
07/09
Meu Coração é Brega (Bandida, Ovelha Negra, Sedutora e Amigas do Brega)
Conde
Toque Dez
Tierry
DJ Kananda PX (intervalos)