Coluna da quinta-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
10 de setembro de 2020 às 00h00min
Foto: Hélia Scheppa

Sob a benção de Paulo Câmara 

Após o PSB anunciar a convenção em Caruaru para 16 de setembro, o PDT e o MDB comunicaram o adiamento dos seus encontros. Eles iriam acontecer nos dias 12 e 15 respectivamente, e foram remarcados seguindo a mesma data da convenção dos socialistas. A estratégia é conseguir mais tempo para buscar apoio do governador Paulo Câmara (PSB), que lidera a Frente Popular de Pernambuco.

Caruaru é uma das principais cidades no mapa político do PSB e era evidente que cedo ou tarde o Palácio do Campo das Princesas entraria no jogo. Uma das condicionantes do partido pode ser a participação do atual vereador Marcelo Gomes em uma chapa majoritária. Apesar de dar visibilidade para um possível voo mais alto em 2022, esse pode ser um movimento arriscado, já que o socialista trocaria um possível 3º mandato na Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

Nos últimos dias, especulações em torno da provável chapa tem esquentado os bastidores da política. As possibilidades são as mais diversas possíveis, mas três delas estão entre as mais prováveis. São elas: Zé Queiroz (PDT) e Marcelo Gomes (PSB); Zé Queiroz (PDT) e Tonynho Rodrigues (MDB); e a mais recente, Marcelo Gomes (PSB) e Tonynho Rodrigues (MDB), ou vice-versa. 

Dos três possíveis nomes, Queiroz é o que mais tem peso, pela história política que representa em Caruaru, mas também é o que mais tem encontrado dificuldade de construir uma aliança em torno do seu nome. Isolado, ele tenta buscar alternativas para tentar reunir condições de entrar na disputa.

Chá de sumiço – Em meio a todo esse embaraço, a mergulhada do deputado Tony Gel (MDB) é no mínimo curiosa. Ele tem andado distante dos holofotes e nas coxias citam as mais diversas situações, entre elas a condenação do TJPE em segunda instância, que o deixou fora da disputa eleitoral deste ano.

No radar – Um dos nomes cotados para vice no projeto encabeçado por Raffiê Dellon (PSD) é o do professor Márcio Sales (PV). Recentemente, ele e Raffiê foram até o presidente estadual do Partido Verde, Jorge Carreiro, para sacramentar o apoio ao jovem em Caruaru. Caso a composição aconteça, Márcio daria o equilíbrio necessário à chapa.

Reconhecimento – O deputado federal Fernando Rodolfo (PL), apresentou nesta quarta-feira (09), um projeto que estabelece novas regras para o chamado ‘reconhecimento de pessoas’ em inquéritos policiais. Para o parlamentar, existe a necessidade urgente de aprimorar os métodos investigativos e assim alcançar resultados mais eficazes no menor prazo possível, e acima de tudo, para evitar que pessoas inocentes sejam presas injustamente. 

Patrono – Foi aprovada na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a lei nº 17.015/2020, de autoria da deputada estadual Roberta Arraes (PP), que declara a adoção do ex-governador Miguel Arraes de Alencar, como Patrono da Política do Estado de Pernambuco. A parlamentar considera uma justa homenagem ao ex-governador, que foi um dos maiores expoentes e defensores do povo pernambucano.

Transparência – O ex-ministro e pré-candidato a prefeito Mendonça Filho (DEM) esteve reunido nesta quarta-feira (09), em Brasília, com o ministro da Transparência-CGU, Wagner Rosário, para discutir propostas de combate à corrupção na máquina pública, que serão incluídas no seu programa de governo para a Prefeitura do Recife. Segundo Mendonça, o ministro Wagner Rosário ficou empolgado com as propostas.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO