Coluna do sábado

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
12 de setembro de 2020 às 00h00min
Foto: Rodolfo Loepert

Com a força do Centrão 

Após receber o apoio do PP na tarde da última quinta-feira (10), o deputado e pré-candidato a prefeito do Recife, João Campos (PSB), já soma nove partidos no seu palanque, sendo boa parte deles integrantes do chamado Centrão, que compõe o núcleo de sustentação de Bolsonaro no Congresso Nacional. Na próxima quarta (16), ainda deve receber a adesão do Solidariedade ao projeto.

Juntos, esses partidos garantem ao jovem cerca de 40% do tempo de televisão e rádio, além de um exército de cabos eleitorais que já estão pedindo votos nas comunidades da capital pernambucana. Aos poucos o discurso de esquerda defendido pelos socialistas vai ficando pelo caminho e deve dar espaço a pautas mais conservadoras defendidas por esses grupos.

Após o deputado Túlio Gadêlha (PDT) ter jogado a toalha na disputa pela prefeitura, a direção do PSB deve buscar o nome da advogada Adriana Rocha (PDT) para ocupar a vice do herdeiro de Eduardo Campos. Na prática, ela serviria para fazer um contraponto a candidatura de Marília Arraes (PT), principal adversária de João. A chegada de Adriana também ajudaria a dar um tom mais progressista à chapa.

Pegadinha – Como o Blog Cenário adiantou na coluna de ontem (11), a retirada da candidatura de Túlio Gadêlha (PDT) era só questão de tempo. O pedetista ainda ficou com a responsabilidade de indicar o vice de João Campos. O que ninguém esperava era que o enfermeiro Rodrigo Patriota (PDT) fosse o nome. Ele é um crítico ferrenho das gestões do PSB e claro, não passou pelo crivo dos socialistas. Lupi vai precisar apagar mais um incêndio.

Panos quentes – Em nota, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, agradeceu o ato de “compreensão e grandeza” de Túlio ao “declarar apoio” a João Campos. Mas logo após o anúncio, o parlamentar disparou críticas ao PSB nas redes sociais, acusando os socialistas de serem arrogantes. No fim das contas, Gadêlha acabou saindo menor do que entrou.

Petrolina – O nome do pré-candidato a vice-prefeito que integrará a majoritária com Miguel Coelho (MDB) será anunciado na segunda-feira (14). Junto com lideranças políticas da cidade, o prefeito de Petrolina concederá entrevista para dar detalhes sobre seu vice na chapa eleitoral. A atual vice, Luska Portela (DEM), também estará presente.

Planejamento – Recife Verde Amarelo. Esta será o plataforma de governo proposta na campanha do pré-candidato a prefeito do Recife pelo Partido Social Cristão (PSC) Alberto Feitosa. O programa lançado nesta sexta-feira (11) está baseada em quatro eixos: Gestão, Econômico, Social e Urbano, subdivididos em 20 temáticas.

Auxílio Cultural – O Governo de Pernambuco inicia, nesta segunda-feira (14), o cadastro de profissionais, artistas e demais trabalhadores da área de cultura que buscam a Renda Básica Emergencial prevista pela Lei Aldir Blanc. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11), pelo secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, no Palácio do Campo das Princesas.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO