Artigo: Professor, aquele que desperta a coragem pelo conhecimento

Opinião
Publicado por Américo Rodrigo
15 de outubro de 2020 às 16h00min
Foto: Viliane Gomes

“Mais do que uma data no calendário, o Dia do Professor é um momento para pensar no futuro. A boa atuação do professor é fundamental para uma educação de qualidade, ao lado de uma infraestrutura adequada e de um plano pedagógico alinhado à realidade. Esta é a visão do nosso plano de governo. Entendemos que a Educação Municipal não pode ser apenas uma pasta de secretariado, mas uma política pública real, promovida e gerida por educadores, com o intuito de desenvolver pessoas que alcancem seus objetivos pessoais e profissionais.

Ao longo da história, o poder público municipal não priorizou a educação, mas a vocação intelectual fez que Caruaru reunisse grandes nomes, a exemplo de professores como Vicente Monteiro, Augusto Tabosa, José Leão, Luiz Pessoa e Luzia Belmiro Monteiro de Azevedo (Professora Sinhazinha), só para citar alguns.

Respeitando nossa gente e nossa história, uma de nossas propostas inovadoras para Caruaru é a implantação do Centro VALORIZA (Centro de Formação e Desenvolvimento do Profissional de Educação). Será um espaço presencial, com a opção virtual, para capacitação e aprimoramento dos docentes, difusão de boas práticas e troca de experiências. A partir do Centro, a prefeitura oferecerá cursos à distância, material para uso em sala de aula e fóruns de debate.

Os profissionais de Educação merecem ser tratados com respeito e dignidade. O Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da categoria precisa ser rediscutido de forma ampla e democrática. É necessário, urgentemente, criar mecanismos para que o magistério seja mais atrativo, mantendo os profissionais que atuam na área e incentivando a inserção de mais jovens, ampliando a inteligência e a criatividade que caracterizam nossa gente.”

Erick Lessa é deputado estadual e candidato a prefeito de Caruaru

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO