Na tarde desta terça-feira (24), João Arnaldo (PSOL), candidato a vice-prefeito na chapa de Marília Arraes (PT), se reuniu com representantes dos trabalhadores motociclistas no Recife. O encontro ocorreu no comitê de campanha de Marília, em Santo Amaro, área central da capital pernambucana.
Estiveram presentes na reunião Rinaldo Tavares, representante das entidades de mototáxi e motofrete de Pernambuco; Francisco Machado, presidente Sindimoto-PE (Sindicato dos Trabalhadores de Moto, Motoqueiros, Motoboys, Motomens e Afins de Pernambuco); André Moreira, presidente da Astramope (Associação dos Trabalhadores Motociclistas de Pernambuco); Rodrigo Lopes, presidente da Amappe (Associação dos Motofretistas por Aplicativos em Pernambuco); e Maciel Dutra, advogado da Astramope.
Representando a campanha de Marília Arraes, além de João Arnaldo, compareceram o deputado federal Carlos Veras (PT) e a deputada estadual Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas (PSOL). Na conversa, os trabalhadores motociclistas apresentaram a demanda da regulamentação da categoria no Recife.
As entidades reivindicam participação ativa nas discussões sobre o trabalho dos condutores de motocicletas no Recife. Também querem que a prefeitura promova a cooperação técnica para todos os segmentos da categoria. Na reunião, os grupos declararam apoio à candidatura de Marília Arraes para a Prefeitura do Recife.
“Precisamos tirar as pessoas trabalhando na cidade da clandestinidade. A gente quer fazer capacitação dos mototaxistas. Formas de identificação. Em cidades como Madri, na Espanha, existe mototáxi. É preciso criar formas de regularizar esses trabalhadores, gerando segurança para eles e para os passageiros”, avaliou João Arnaldo.
“Vamos construir isso juntos. Queremos melhorar a renda dos trabalhadores e ter segurança para todos. Nossas bancadas de parlamentares vão agir em conjunto com a gestão para esse debate com as categorias”, continuou João Arnaldo.